ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

AFINAL, QUEM MAIS PERDEU NAS ELEIÇÕES?

Um Primeiro-Ministro sem um discurso convincente, um líder da Oposição palavroso e excessivamente focado na conquista do poder e uma vivência democrática oportunista são os grandes protagonistas numas eleições cujos resultados podem significar mais do que uma visão rápida revela.
Como seria inevitável, o governo a quem coube a tarefa de tomar as medidas de austeridade inevitáveis numa situação de ruptura financeira como a que herdou, não teve a maioria dos votos expressos. Nada que não fosse de esperar porque não foge à regra própria da alternância democrática mais regida pelo imediatismo dos resultados aparentes do que pela consistência e oportunidade das medidas de mais longo prazo das quais uma situação como a de Portugal tem absoluta necessidade para que se torne equilibrada de modo eficaz e duradouro.
Por outro lado, um líder da Oposição ávido de poder pessoal e, ao mesmo tempo, Secretário-Geral de um Partido que não sobrevive muito tempo sem distribuir as benesses que os seus apoiantes esperam e apenas o poder consente, preferiu o confronto permanente a uma postura de Estado que, a todos nós, tornasse a recuperação menos austera.
Seguro tentou desse modo, em proveito próprio e do seu partido, capitalizar o desgaste inevitável de um Governo obrigado a decidir medidas austeras para, com isso, apressar a mudança que recolocaria o PS na governação, fazendo do resultado das eleições europeias a razão de ser da exigência de eleições antecipadas que toda a oposição ao governo naturalmente apoiaria.
Porém, confrontada a dimensão da “derrota governamental” com a da que seria a “punição exemplar” que o PS reclamava, notaremos uma diferença enorme que nos leva a concluir ser a derrota óbvia do Governo bem menos significativa do que o falhanço do projecto socialista para forçar as tão almejadas eleições legislativas antecipadas.
Ao que seria a oportunidade de uma mudança pela qual o Partido Socialista prometia o que, era a cada dia mais evidente, jamais poderia proporcionar, responderam os eleitores com indiferença ou, quem sabe, com o bom senso que um povo deve ter quando se trata da sua sobrevivência.
Não será fácil ao Partido Socialista superar, em tempo útil, o falhanço de objectivos que os resultados das eleições traduzem, os quais significam o descrédito da política de desgaste, do Governo e do país, pela qual enveredou em vez da política de salvação nacional que aos portugueses teria sido mais útil.
Enquanto ao PS apenas uma mudança radical de estratégia e de política poderá granjear mais apoio, o que, todavia, significa o reconhecimento dos profundos erros cometidos, ao Governo bastará ir transformando os resultados da estabilidade financeira alcançada em alívio progressivo da austeridade, em consonância com um discurso mais determinado e mais objectivo.
É caso para perguntar: afinal, quem mais perdeu nas eleições?


Sem comentários:

Enviar um comentário