ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 10 de maio de 2014

DEPOIS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, A GUERRA DAS ROSAS

Hoje, ao ver uma reportagem sobre o “11 de Março” que foi descrito como um golpe de Estado abortado, não pude deixar de reviver esse dia que as circunstâncias me permitiram viver muito de perto.
Eu trabalhava ali mesmo em frente do Ralis. Não precisava mais do que rodar a cabeça para, do meu gabinete de trabalho, ver aquela unidade militar onde um certo “Fitipaldi” pontificava.
Habituado ao ruído dos aviões por causa do aeroporto que não ficava longe, foi com surpresa que, naquele dia, notei que ele vinha do lado oposto e era um tanto diferente. E, da janela, vi três pequenos aviões, depois apenas dois porque um parece ter-se avariado, sobrevoar o “regimento” sobre cujo parque de viaturas lançaram “rokets” que atravessavam telhados e paredes como se fossem manteiga mas, curiosamente, depois não faziam Bum!
Da parte da unidade militar atacada não notei qualquer reacção e até um civil, com uma camisola encarnada, que fazia o seu trabalho ao fundo de um campo frontal aos pavilhões “atacados”, não alterou as suas rotinas!
Depois, foi uma corrida para o terraço de onde a vista era melhor, enquanto uns quantos “guerreiros”, suponho que vindos do aeroporto, se abeiravam do quartel, alguns dos quais tomaram posições no parque de estacionamento, ali mesmo defronte dos nossos narizes.
E eis que observo o meu colega Casanova ficar muito nervoso e gritar para baixo “amigo, ó amigo!” Pedi-lhe para se conter não fosse alguém alvejar-nos. Afinal, aquilo era uma guerra! 
Mas ele insistiu até que um “guerreiro” olhou para cima e, em voz sussurrada, perguntou “é comigo?”. O meu colega suspirou de alívio e disse-lhe “claro! Não vê que está a pisar as minhas roseiras?”.
O efeito surpreendeu-me pela positiva: “Desculpe!” e mudou de posição.

Não tão pacífico foi o que sucedeu no dia seguinte, quando vi uma das coisas mais estúpidas que presenciei na minha vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário