ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 10 de maio de 2014

DA CASSETE AO DVD

É a loucura no Coliseu dos Recreios quando Jerónimo de Sousa acusa os partidos do “arco da governação” de terem “"o rabo preso na política que inferniza a vida dos portugueses e do povo, políticas que alienam o interesse nacional e comprometem o futuro do país"! É a preocupação para os que sabem que não é a demagogia solução para coisa alguma senão para os interesses de quem dela tira partido.
Refere-se o Secretário Geral do PCP ao que chama a “política de austeridade” que tem condicionado a vida de todos nós mas que, como é naturalmente evidente, não é uma política mas a consequência inevitável de gastos excessivos em planos de desenvolvimento mal congeminados e mal decididos e é, também, a lógica incontestável de um processo de recuperação do equilíbrio financeiro perdido.
Num regime em que o voto decide a entrega do poder para governar, seria pouco inteligente e completamente invulgar a austeridade como decisão política, pelo que é manifestamente demagógico o ataque de Jerónimo que jamais se atreve a explicar a política alternativa compreensível que, a ser governo, adoptaria.
Obviamente, clamar contra a austeridade não a evita, tal como lamentar os seus efeitos não os reduz. Muito menos significa uma alternativa que permita a recuperação sem, antes, garantir o reequilíbrio que é a razão de ser de políticas austeras.
Não passa, assim de um discurso oco o de um partido que, obviamente, não disputa a responsabilidade do poder, apenas se limitando a capitalizar o descontentamento confuso daqueles que se habituaram a viver das sobras que a austeridade eliminou.
É uma atitude que não só se conforma com o oportunismo dialético próprio do PCP mas que, infelizmente, foi o denominador comum na Oposição ao Governo ao longo dos últimos três anos e prova, entre outras coisas, que não é com o futuro do país que a Oposição se preocupa, porque faz da desqualificação das medidas do Governo a sua estratégia de sucesso partidário.
Não são já os argumentos da cassete clássica que o PCP utiliza porque outros melhor se adaptam ao mais moderno DVD.



Sem comentários:

Enviar um comentário