ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O LINGUAJAR POLITIQUEIRO E O TOSSIR DA VACA

Ontem estive a ouvir um programa em que alguém do PS e alguém que o não era se confrontavam acerca do que teria ou não dito a ministra das finanças a propósito de uma “carta de intenções” que, com a saída da troika, o Governo português teria de enviar ao FMI.
Mais memorando para aqui e mais relatório da última avaliação para ali, sem esquecer o já famigerado DEO, o que seria, afinal, aquilo que a ministra disse? A discussão terminou, naturalmente, sem que os dois se entendessem e com a moderadora sem conseguir, a propósito da questão, demonstrar a equidistância que eu esperaria que tivesse.
Eu ouvi o que ministra disse e, como me pareceu que falou em português, entendi que a “carta de intenções” nada conteria para além do que, pelo que fora já dito, os portugueses já conheciam. Mais ainda e como é natural que a “carta” diga o óbvio que um credor quer garantido por quem tem para com ele uma dívida, não me pareceu que ela pudesse ser aquele problema bicudo que o alguém do PS entende que seja e, por isso, o quer esclarecido antes das eleições para o Parlamento europeu.
Será que o alguém do PS tem razão quando diz que o PS não fala por falar, mesmo sem explicar o porque de assim falar, ou apenas pretendeu lançar a dúvida que baralhará os eleitores de modo a beneficiar o seu partido nas eleições que se aproximam? Veremos se a “castanha” lhe não rebenta nas mãos… Sei lá.
Mais uma vez tive de concluir que, em política, o que se diz não é bem o que se quer dizer e lá vêem os “recados” nas entrelinhas que acabarão por ser o que o político discursante efectivamente quer dizer e os vários comentadores políticos traduzem cada qual ao seu modo. É um linguarejar estranho este que, tal como os camaleões, toma a cor que, na oportunidade, mais convier.
Mas, opinem os comentadores como opinarem, confundam os políticos os eleitores como melhor julgarem convir-lhes, a troika não sairá, efectivamente, tão cedo de Portugal porque existe uma dívida enorme que pretendem que seja saldada.
Este é, sem qualquer dúvida e diga Sócrates o que disser, o resultado da necessidade de a troika um dia ter entrado em Portugal porque nos endividámos excessivamente em consequência de uma política levianamente gastadora. E é isso que alguém do PS e alguém que o não é sabem perfeitamente.

Esperar de credores outra coisa é como que esperar que a vaca tussa! Mas a vaca não tosse e como é nisto que se baseia a proposta de governação do PS, melhor será esperar sentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário