ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2014, UM ANO DE GRANDE AGITAÇÃO SOCIAL? POSSIVELMENTE!


O Economist Intelligence Unit (EIU) costuma publicar, anualmente, os riscos de agitação social no mundo, o qual nunca me pareceu tão elevado como o que diz ser o que espera para 2014.
Conforme a notícia que li, a EIU analisou 150 dos 190 países do mundo, dos quais considera que 65 possuem elevado risco de agitação social, categorias de alto e de muito alto risco, o que corresponde a 43% dos países analisados!
A ser assim é uma verdadeira loucura que quase meio mundo possa envolver-se em distúrbios que podem ser graves, o que não pode deixar de ser, obviamente, uma medida da insatisfação social que, por certo, da “crise” ainda não resolvida resultou.
Não li o trabalho que descreve a análise em que se baseiam os números indicados nem conheço, por isso, os critérios classificativos adoptados. Aliás, só posso imaginar a complexidade do estudo que pretenda tirar tais conclusões, tantos são os factores que o influenciam. Terão sido devidamente considerados todos os que o deveriam ser ou apenas o foram os vulgares factores económico-financeiros que vemos frequentemente discutidos?
Seja como for, é de considerar o elevado risco de agitação em todo o mundo, o que, como é natural, raramente se confina em fronteiras pré-definidas e, por isso, pode causar uma agitação generalizada que ponha em causa a segurança dos cidadãos.
Em face disto, não posso ter opinião formada sobre as conclusões do EIU, ficando-me pela concordância com a enormidade das possibilidades de agitação que detecta e pensar que, tal como nas grandes mudanças que o mundo tem conhecido, foram situações assim que as precederam.
E o mundo está a precisar de mudanças urgentes que o Homem fará com regras ou as circunstâncias lhe imporão com dor.


Sem comentários:

Enviar um comentário