ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A BOLHA FINANCEIRA


Parece que a economia actual se faz de bolhas. Bolhas que estoiram e deixam para trás os cacos de seja o que for que destruíram.
Todos dizem que esta “crise” teve início na “bolha” da Construção nos  Unidos cuja população ou actividade económica jamais poderiam crescer ao ritmo que absorvesse tudo quanto a construção civil produzisse. A “bolha” alastrou e, afinal, era a mesma que, por esse mundo fora se replicava em estoiros sucessivos de uma actividade que resolvia quase todos os problemas do desemprego e era a fonte mais caudalosa na formação de capital bruto.
Foi o início mas não poderia ser o fim que, não há muito tempo o disse aqui, acabará na “bolha” financeira que é, de facto, o grande problema que teremos de enfrentar mais dia menos dia!
Não sou um especialista destas coisas, limitando-me a ser o curioso que, com uma formação académica bem diversa, aquela em que apenas as leis naturais valem, observa e se dá conta de verdadeiras loucuras que são feitas, como se fosse ilimitada a capacidade deste Planeta em que vivemos para suportar tantos disparates que lhe impõem.
Hoje encontrei um artigo sobre a economia americana, afinal aquela que todos desejam imitar, e lembrei-me de tanta coisa que já escrevi, incluindo sobre a “bolha” financeira que será o fim deste disparate de que os “crâneos” deste mundo se não dão conta.
Por isso resolvi deixar aqui o ligação que permitirá ler esse texto que elucida bem mais do que eu poderia fazer…
Sublinho aqui duas afirmações desse artigo, por me parecerem particularmente oportunas, mas deixo a recomendação de ler todo o artigo.
"A Fed só está a alimentar mais problemas estimulando artificialmente Wall Street e os mercados financeiros. As verdadeiras soluções requerem reformas estruturais por parte do Presidente e do Congresso", acrescenta o especialista financeiro que é hoje muito crítico da estratégia seguida por Ben Bernanke, o presidente da Fed, para impedir a transformação da recessão numa grande depressão nos últimos cinco anos.” …
… “A economia americana apresenta, por um lado, uma inflação muito baixa no índice de preços, com o fantasma da deflação a espreitar, o que tem assustado a Fed, e, por outro, o que muitos já consideram uma "bolha" financeira nas bolsas. "A economia americana não vai sair dessa situação facilmente. O activismo da Fed só alimentará ainda mais potenciais bolhas sem fazer algo de significativo para resolver as fraquezas estruturais dos EUA que estão a gerar a deflação”…
http://expresso.sapo.pt/estimulos-monetarios-so-beneficiaram-wall-street=f846627

Sem comentários:

Enviar um comentário