ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 28 de dezembro de 2013

A DEMOCRACIA E O LIXO


Em questões de justiça é frequente ouvir falar em proporcionalidade. Porém, penso que o mesmo tipo de critério se deve usar em muitas outras circunstâncias como, por exemplo, nesta greve do lixo que tantos problemas graves, de higiene e de saúde, está a causar na cidade de Lisboa.
As greves são legítimas para defesa dos direitos dos trabalhadores, obviamente, e devem continuar a ser. Mas tal não significa que também nelas não deva haver uma proporcionalidade razoável entre os direitos que defendem e os danos que causam!
Num processo de reorganização que o município está a levar a efeito, os serviços de limpeza passarão a ser coordenados pelas freguesias, o que me parece fazer todo o sentido por se tratar de um serviço de proximidade. Porém, como é hábito neste país, qualquer mudança, seja ela qual for, é contestada, o que não é, de todo, um sinal da capacidade de compreensão e de bom senso.
E eu pergunto-me por qual razão deverá a discordância dos “trabalhadores” ser causa de incómodos e de perigos para tanta gente, se das alterações a fazer nenhuma perda de direitos resultar? Apenas porque a Constituição diz que os trabalhadores têm direito á greve seja pelos motivos que forem, quando e nas circunstâncias que entenderem?
Parece-me uma atitude retrógrada, própria de gente incapaz de entender os verdadeiros problemas que as atitudes provocam.
Mas é democrático e a democracia não se pode melhorar porque É ASSIM! Indefinidamente… Por isso, não se contesta nem se altera!

Sem comentários:

Enviar um comentário