ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DEMOCRACIA OU BARONATOS?


Uns dizem-se democratas mas, da democracia que defendem, não respeitam as leis. Os outros apenas se julgam melhores do que os demais e, tal como os primeiros, tramam manobras escusas para alterar o que as regras vigentes ditaram.
Uns querem derrubar o Governo. Os outros, a direcção do partido.
Parece que, afinal, a democracia e as suas regras já não servem para nada, pois até os “democratas” se servem de astúcias para a ludibriar, para alcançar por portas travessas o que não conseguiram através das portas certas.
É caso para perguntar se voltámos ao tempo dos barões, sejam eles os vetustos, os históricos ou os recém armados cavaleiros de uma coroa enferrujada, já só boa para deitar no lixo.
Uns na Aula Magna, outros em outro lugar qualquer, vão maquinando os seus esquemas de tomada de poder que, quem poderá sabê-lo, até podem surtir efeito, acabando, de vez, com o mito de todas as soluções que a democracia possui ou reconhecendo que, afinal, nem tudo a democracia anquilosada resolve, preferindo esquece-la quando tal mais convém, em vez de a modernizar como o bom senso ditaria.
Nem imagino no que tudo isto dará, ao que nos poderá conduzir a ganância de uns, a petulância de outros ou a deslealdade de outros ainda. Mas não nego as preocupações que sinto quando me deparo com um país que já não respeita regras, com políticos que têm a ganância como único propósito e uma História que, depois de conquistar todos os mares, parece agora querer morrer na praia!

Sem comentários:

Enviar um comentário