ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

UM PLANO MAL IMAGINADO, MAL CALIBRADO OU ATÉ BEM IMAGINADO?


Mais uma vez Christine Lagarde, ex-ministra francesa das Finanças e agora Directora do FMI, vem dizer, sem subterfúgios, que o FMI se enganou em relação aos efeitos da austeridade imposta aos países intervencionados, aos quais foram concedidos tempos demasiadamente curtos para os “ajustamentos” necessários. Di-lo numa conferência em Bruxelas, a uma União Europeia nunca disposta a reconhecer tal erro, nem mesmo quando, para evitar males maiores, foi, uma vez ou outra, obrigada a conceder alguma flexibilidade quanto à metas a atingir.
Sendo os países intervencionados em causa, países da União Europeia, é estranho que seja o FMI a reconhecer a dureza da austeridade imposta, a dizer que aos países em dificuldade deveriam ter sido concedidas condições de mais fácil cumprimento, ao mesmo tempo que a UE rejeita que assim se faça, regida pela batuta de uma Alemanha a quem, quando disso precisou para se reconstruir, teve todas as facilidades para o poder fazer!
A acrescentar a tal facto, há as vantagens que a Alemanha sempre retirou da situação criada que levaram os mercados, ao mesmo tempo que sobrecarregavam os países em dificuldades, a reduzirem os juros aos alemães, ao ponto de os tornar negativos!!!
Não pode restar a mínima dúvida de que a Alemanha retirou benefícios da má situação de outros a quem continua a não conceder facilidades, apesar de tanto mal que já causou.
A leviandade da UE, ou má fé da Alemanha se preferirmos, reflecte bem a falta de solidariedade de uma União particularmente importante para os alemães que, sem ela, se veriam sós perante as alternativas dos demais membros para estabelecerem laços comerciais e políticos com outros países, com o poderiam e deveriam ter feito Portugal, a Espanha, a França, a Inglaterra e outros.
Mas não me parece tarde demais para tirar conclusões claras de tudo quanto se tem passado, fazendo delas a base de novos procedimentos, preferíveis a estes em que a Alemanha nos impõe condições excessivas, bem diferentes das que lhe foram impostas para se reconstruir depois de terem feito uma guerra que destruiu meio mundo!
Não me parece que seja possível, com um povo como o é o alemão, fazer seja o que for sem que a Alemanha imponha o seu domínio, exactamente o mesmo que quiz impor pela força física em duas guerras mundiais por cujos prejuízos causados ainda deveria estar a pagar.
Foi curioso ver como arrefeceram rapidamente os ímpetos de Hollande que prometia fazer valer o peso da França para equilibrar a prepotência alemã, mas acabou com a sua “linha Marginot” de novo ultrapassada.
E assim continua a Europa a ser esta manta de retalhos que a Alemanha vai cosendo a seu belo gosto, desta vez com métodos afinados por procedimentos próprios do outro lado da cortina de ferro!
E é agora que Passos Coelho vem dizer que o plano da Troika estava mal calibrado! Mas quão tarde o entendeu!
Poucas dúvidas me ficam de que os resultados finais de uma mudança drástica da vida que as circunstâncias não permitem perpetuar seriam os mesmos, mas poderíamos ter evitado muito sofrimento.
Alguma vez os alemães ou os mercados levaram isso em consideração? Veremos o que lhes acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário