ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

AFINAL AS EMPRESAS DE RATING…


Não me restam dúvidas sobre a absoluta necessidade de limpar todas as dúvidas ou certezas sobre certas instituições que dominam o mundo da finança, sobretudo os gigantescos bancos que dominam os mercados a ponto de os influenciar do modo que lhes convém, assim como sobre empresas que analisam as “economias” e as classificam de modo a influenciarem os “mercados” também.
Enfim, estará a “economia” mundial dominada por uns quantos “gigantes” que a manobram a seu bel prazer, porventura sem a lisura e os escrúpulos de ética que lhes seriam exigíveis.
Não será uma pequena “economia” como a portuguesa que conseguirá furtar-se aos caprichos de tais entidades.
Nem sempre me pareceram justas certas decisões das chamadas empresas de “rating”, mais me parecendo serem influenciadoras dos mercados do que analistas do que do seu funcionamento resultasse. As suas informações aos mercados serão, por isso, duvidosas porque falhas do rigor que deveriam garantir.
Também a União Europeia pareceu entendê-lo assim, pondo em causa o rigor das suas análises e das suas conclusões, por falta de rigor, de isenção e de meios adequados, das quais terão resultado prejuízos graves para algumas “economias” europeias. Por esta razão, poderão tais empresas estar sujeitas a multas que, mesmo a acontecerem, jamais ressarcirão dos danos aqueles que os sofreram.
É natural que tais atitudes façam parte das “manobras” ilusórias de que esta economia em dificuldades se serve para retardar o colapso que, sem os cuidados que os equilíbrios necessários de restaurar impõem, por certo acabará por acontecer.
É, pois, cada vez mais urgente repensar o futuro desta economia que parece não ser capaz de recuperar da “doença” que a atingiu e de que modo deverá ser reanimada para que seja sustentável, em conformidade com os ciclos naturais dos recursos que lhe são indispensáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário