ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 30 de novembro de 2013

A FAMOSA PROVA DOS PROFESSORES


Não pode haver dúvidas sobre a má qualidade do ensino secundário em Portugal. Os resultados do trabalho dos professores, com mais de metade das provas dos seus alunos com nota negativa, são a demonstração clara, a evidência que se não pode negar.
É, pois, urgente que muita coisa mude para que os resultados se alterem. Não será apenas uma a causa do que acontece. Mesmo assim, não arriscará muito quem diga que a qualidade dos professores será, dentre todas, a mais importante.
Temos os alunos que temos e é para com eles o dever de organizar uma Escola adequada à sua formação, no que a qualidade e a competência dos professores é, naturalmente, um factor essencial.
Ser professor é uma profissão muito especial porque requer, para além do saber, qualidades que não são comuns à maioria dos cidadãos.
O mais sabedor não é, necessariamente, o que melhor é capaz de transmitir o conhecimento. Tenho disso provas diversas ao longo da minha carreira de estudante, com casos em que à qualidade profissional que, em alguns casos, era, sem dúvida, a melhor ou das melhores no mundo, não correspondia a melhor qualidade de docência.
É natural, pois, que os que se propõem ser professores possuam a capacidade de transmissão de conhecimento que apenas o conhecimento científico não garante, pelo que não será apenas a avaliação deste conhecimento o bastante para definir a capacidade para leccionar.
Há, pois, que pensar de outro modo a prova que confirma a aptidão para para o ensino, tanto mais que não existem escolas que formem professores.
E, por ser assim, não será uma prova dos conhecimentos científicos a que se impõe para garantir uma melhor qualidade dos professores.
Além de tudo isto, não me parece muito meritório o desempenho global do ministério de Nuno Crato que me parece responsável por demasiadas indefinições e alterações, por vezes intempestivas, excessivas e nem sempre muito compreensíveis, o que, certamente, não pode deixar de ser causa do baixo rendimento dos alunos.
Mas não avaliar os professores também não será, de todo, solução!

Sem comentários:

Enviar um comentário