ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

QUANDO É O SABER A FALAR


Depois daquelas notícias preocupantes de Reitores de Universidades que cortam relações com o Governo, um inesperado e incompreensível desentendimento entre o Saber e a Realidade, foi com uma agradável “estranheza” que ouvi hoje, na rádio, o Reitor da Universidade do Porto dizer, com uma noção perfeitamente clara da situação que vivemos, que é dever da Universidade, como de todos nós, transformar as dificuldades em oportunidades para, com menos, passarmos a fazer melhor, apelando às nossas capacidades ainda não aproveitadas.
Quando já me apetecia desistir de me preocupar com o futuro negro que, tudo o faz crer, é quase impossível de evitar, surge alguém esclarecido que, em vez de reclamar, diz as palavras mais sábias que, nestas condições, se podem dizer.
Tem o Reitor da Universidade do Porto, personagem que não tenho o gosto de conhecer, uma perfeita noção do que seja a própria “universidade”, uma instituição que emerge da sociedade em que se insere para criar e salvaguardar o saber de que necessita para construir o seu futuro. Tem a noção de como é necessário um sobre esforço para conter os danos que a austeridade imposta pelas circunstâncias acaba sempre por causar.
Estou a falar de alguém de saber, com certeza. Não de quem encontra nas dificuldades a razão para protestar pelo que pelo seu esforço não alcança e, por isso, entende ser dever de outros proporcionar-lho.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos, Sr Reitor!

Sem comentários:

Enviar um comentário