ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SUPER TUFÃO YOLANDA



Tufão é o nome dado aos furacões no Oriente, os quais não passam de fenómenos idênticos aos que frequentemente ocorrem na América com consequências materiais e humanas igualmente muito funestas.
Classificado como o maior do ano, com ventos que atingiram mais de 300 quilómetros por hora, o Yolanda varreu impiedosamente as Filipinas, causando uma destruição inimaginável. Também causou danos no Vietnam e apenas se enfraqueceu no sul da China onde se transformou em tempestade tropical.
De uma intensidade excepcional, a enorme potência do Yolanda é atribuída, pelos especialistas, aos diversos efeitos das alterações climáticas que cada vez mais se sentem. Acrescentam que estes fenómenos tendem a aumentar de intensidade e de frequência em consequência do aquecimento global que sendo, embora, um fenómeno natural como outros que, noutros tempos, já alteraram o clima na Terra, acontece, agora, a ritmo exepcionalmente elevado porque os gases de estufa que o “progresso” lança, em demasia, na Atmosfera, reduzem o reenvio, para o exterior, de uma boa parte do calor recebido do Sol. É mais um dos desequilíbrios causados por uma “civilização” que entrou em conflito com a Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário