ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ENTRE PORTUGAL E A IRLANDA


A Irlanda começa a ver-se livre do ferrete da Troika e começamos agora a saber, mais em pormenor, o segredo do seu sucesso.
Como é natural, as dores dos outros não nos doem a nós que, por isso, quando reclamamos, apenas pensamos nas nossas. E fartamo-nos de reclamar, num coro de prantos que parece ser regido por todos os idiotas deste país que ainda não se aperceberam dos males que em cima lhes iriam cair se, porventura, conseguissem os seus intentos. Ou, então, percebem muito bem e querem construir um novo reino a partir de um novo caos!
Numa entrevista que ouvi a um político irlandês, fiquei a saber que, logo no início, todas as forças políticas irlandesas, numa acto de clara defesa dos interesses da Irlanda, resolveram colaborar para que o problema criado e que levou a um pedido de resgate, fosse solucionado rapidamente. E, verdade seja dita, ninguém deu conta de, naquela ilha, acontecerem as coisas bizarras que acontecem por aqui, os desencontros que aqui sucedem e, muito menos ainda, a onda de greves que tomou de assalto este país, onde as do sector dos transportes, um dos que mais pode afectar a economia em geral e a vida das pessoas, contesta mais do que trabalha! Até quando? Será esta uma atitude normal ou a forma de um concerto de várias forças para alcançar um objectivo? Não acredito que esta atitude seja possível sem ajudas concertadas entre diversas forças.
A atitude da Polícia nas escadarias da Assembleia da República é um sinal inequívoco de que facilmente as instituições deste país podem ser derrubadas, um sinal simples que deram as forças que as devem defender. Pior indicador do que este eu não consigo conceber porque são as próprias forças de segurança que ameçam.
Algo de muito preocupante se passa e acredito que continuará a passar-se, enquanto o desconforto que uma situação de resgate sempre causa for presa fácil da verborreia demagógica de oportunistas que dele se servem para provocar uma alteração social semelhante à de uma revolução que lhes colocará o poder nas mãos. Depois logo se verá mas, como sempre acontece nestas circunstâncias, depois de tudo escaqueirado e o país em circunstâncias lamentáveis!
O desentendimento entre o PS e o Governo, traduz-se num confronto em que o bom senso simplesmente desapareceu e as lutas intestinas no PS e no PSD que não passam despercebidas a ninguém, Este não é, de todo, o clima adequado à recuperação, mas antes, um penhor quase certo de mais problemas que todos nós teremos de suportar.
às propostas do Governo contrapõem, o PCP e o BE nada mais do que contestação corriqueira e o PS a recusa de um trabalho conjunto ou propostas que o não são.
Alastra a onda de descontentamento, real e surreal, alimentada pelos que se decidiram a por o país a ferro e fogo, perante a quase passividade de um Governo que mal se ouve e se deixa enredar nas malhas da confusão lançada por uns e por outros, sendo difícil acreditar que possa resistir muito mais aos ataques sérios que lhe são lançados.
Enfim, uma certeza realça da comparação que, neste momento, não podemos deixar de fazer entre a Irlanda e Portugal.
Enquanto, na Irlanda, sair do resgate foi um desígnio nacional que todos assumiram, com consciência, em Portugal a frágil situação financeira não passou de uma oportunidade de confronto entre as várias forças para quem deter o poder é mais importante do que o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário