ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DESCULPAS ESFARRAPADAS


Caiu mal em toda a gente sensata aquele discurso introdutório de Soares na Aula Magna, aliás cópia fiel do que vinha dizendo em sucessivas entrevistas com que jornais e televisões procuram encher espaço quando não encontram melhor forma de o fazer.
A Aula Magna é num espaço que foi criado para expressar o bom senso, a competência e o saber, mas transformou-se no magno auditório do disparate que a democracia mal entendida tornou livre também. Foi ali que se escutaram incitações à desobediência civil, se sugeriram violências que substituam os procedimentos da democracia consolidada, se declarou não se estar ali em defesa de nada e, até, se propôs a forma mais trauliteira de correr com o Governo, à paulada!
Não haveria como defender tais atitudes e as críticas negativas sucederam-se, enquanto envergonhados correligionários procuraram, no seu silêncio, alhear-se de tamanhos disparates.
E teriam de surgir as desculpas, a começar pelo próprio Soares que afirma apenas ter querido chamar a atenção para o que poderia suceder!
Mais um ou outro tentou defender a mesma indefensável tese porque do discurso não ficaram quaisquer dúvidas quanto aos intuitos de Soares. E é mau quando tem de se explicar melhor o que se quis dizer, porque fica tudo muito parecido com aquelas anedotas que se contam a propósito do Bocage. Sei lá eu porque!
A verdade é que se seguiram atitudes nunca antes vistas e atentatórias da dignidade de uma democracia autêntica que a atitude de Soares claramente ofendeu.
Hoje, Portugal é um país onde, à conta não sei de quais razões, pois Soares não as justifica alguma vez, tudo se pode fazer. Ficou claro que a polícia pode tomar a Assembleia da República e os “trabalhadores” os ministérios e, deste modo, tornarem-se no “governo” deste país que corre o risco de ficar desgovernado!


Sem comentários:

Enviar um comentário