ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

HAVERÁ MESMO SOLIDARIEDADE NA UNIÃO EUROPEIA COMANDADA PELA ALEMANHA?


Depois de tanto ser falado sobre os erros cometidos pela Troika nos programas de ajustamento nos países intervencionados, depois de, mais de uma vez, o FMI, pela voz da sua líder, ter reconhecido o erro de avaliação sobre os efeitos da austeridade na economia, o Troika, uma vez mais em Portugal, insiste em que o programa traçado é para cumprir até ao fim e… ponto!
Não compreendo, então, o sentido do discurso de Christine Lagarde e, muito menos, a manifestação de propósitos de solidariedade dos países nórdicos para quem os países do Sul não passam de preguiçosos que agruparam na célebre sigla PIGS.
Não me parece haver qualquer ponta de solidariedade no que se faz para manter dependentes países dos quais necessitam para sobreviver.
Pelo contrário, os países do Sul são, efectivamente, mais independentes do que eles e bastaria darem-se conta disso mesmo para lhes criarem os maiores problemas.
Mas, finalmente o Parlamento Europeu parece ter acordado para estes problemas e pretende inquirir sobre os erros cometidos nos resgates financeiros, mostrando-se os dirigentes de duas das instituições que comandam as missões externas - Mario Draghi, do Banco Central Europeu, e Olli Rehn, da Comissão Europeia, disponíveis para cooperar com os deputados no inquérito a fazer, devendo ser produzido um relatório preliminar que será divulgado a 17 de Dezembro.Tão depressa, quando tudo anda tão devagarinho? Seria milagre ou, apenas, uma desobriga!
Será que é, finalmente, possível acertar o diapasão da UE pelo do FMI e, assim, poder ser prestada uma autêntica ajuda que não seja um castigo para as populações afectadas? Veremos! Eu duvido.
Terminado o programa da Irlanda e a uns meses do final do programa de Portugal, que sentido fará o que o PE se propõe fazer se a Troika não mostra qualquer sensibilidade quanto a esta matéria que se pretende esclarecer?
Não acredito que a Merkel e a sua Alemanha permitam que alguma coisa seja feita para aliviar os prejuízos que foram causados, nem abram mão dos benefícios que tiveram.
Nesta União Europeia que, do modo como está organizada e dirigida, faz pouco sentido porque não leva em conta as diferenças profundas entre os povos do Norte e do Sul, não me parece que haja volta a dar senão reconhecer que não podem uns submeter-se aos costumes e desejos de outros em função do seu poder económico, mas sim ser necessário definir uma política que não escravize ninguém a ninguém e considere o direito à cultura própria de cada povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário