ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

AO RITMO DAS NOTÍCIAS


Já ia avançado na vida quando aconteceu o 25 de Abril. Tinha uma idade em que a vida já me tinha ensinado muita coisa e, por isso, foi com mais expectativas do que com certezas que fui olhando o desenrolar das coisas que, temia eu, poderiam não ser bem como as esperavam.
Pareceu-me ruído a mais, festa a mais, trabalho a menos e não via como a vida se poderia tornar num paraíso saído do nada, nem como poderia haver um sol brilhante em dia de tempestade.
É que os meus “tempos de MRPP” tinham já passado, as ilusões já não tinham o fulgor da leviandade irresponsável dos meus 20 anos e a vida, com as responsabilidades que me foi trazendo, já se me mostrava mais como é do que como alguma vez sonhei que fosse!
E passados 40 anos, o balanço é fácil de fazer…
É o que me vem à cabeça quando acontece que, na Grécia, o Syrisa, o BE lá do sítio, o tal partido que vai mudar a Europa acabando com a austeridade, vai ajustando o seu discurso cada vez que mais se aproximam as eleições e que do seu esquerdismo extremado apenas vão ficando alguns resquícios.
Nada melhor para moderar as críticas do que a responsabilidade de fazer.
Parece-me que as eleições do próximo dia 25 na Grécia vão ser uma lição para muita gente que, finalmente, não poderá deixar de ver que o momento que vivemos é bem mais digno de atenção do que de fantasias, mais carente de reflexão do que de voluntarismos e que o tempo das vacas gordas passou sem que, como um avisado faraó o terá feito, tivéssemos salvaguardado o futuro.
Mas este é um mundo distraído que vai deitando para o fundo do baú as memórias que deveria não esquecer e votando ao esquecimento o que de mais importante vai acontecendo, substituindo-o pelo que, no momento, é notícia!
E é ser ou não notícia o que marca o ritmo dos acontecimentos a que prestamos atenção e nos leva a dar importância às coisas.
Num radical virar de página, Ronaldo tomou o lugar de Charlie, como este já tomara o de Sócrates que, por sua vez, competia em popularidade com Ricardo Salgado que…
Entretanto o mundo está a braços com problemas gravíssimos que parece que esperamos que o tempo resolva. E resolverá! Mas de que modo?
Porque não levamos nada até ao fim e não encaramos a sério nenhum dos problemas que nos afectam, não resolvemos coisa nenhuma. Apenas vamos substituindo uns problemas por outros, à medida que convenha que sejam notícia.
Não será assim que se prepara o futuro, porque é assim que se criam as grandes confusões.
Mas não podemos esquecer, nunca, que o disparate é livre e é, bem vistas as coisas, a grande conquista da Humanidade.
A notícia do dia é que Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo. E é mesmo!
PARABENS RONALDO!

Sem comentários:

Enviar um comentário