ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL



É bem conhecido o contraste norte-sul, no qual sobressai a mais elevada produtividade nos países mais frios. Até dentro da própria Europa essa diferença se nota, sobretudo nestes tempos de crise, tal como se nota entre regiões diversas nos Estados Unidos onde estados com clima mais quente, como a Califórnia por exemplo, enfrentam problemas de estabilidade financeira complicados.
A Austrália, onde a maior parte da actividade económica se encontra no sudeste temperado, é, também, um bom exemplo, a par de outros que, por esse mundo fora, encontramos.
Estas são constatações que permitiriam estabelecer uma relação entre clima e produtividade a que estudos recentes sobre as consequências do aquecimento global agora conferem valor científico pelos efeitos, já comprovados, em territórios onde a temperatura média se elevou sensivelmente.
Outros efeitos advirão deste aquecimento global que o mundo tarda em enfrentar como problema que poderá ter consequências mais sérias do que este da produtividade que, sinceramente, me não tira o sono.
É perfeitamente natural a influência do clima sobre o modo de viver das pessoas que, nos países nórdicos, o frio e o reduzido período de sol impedem de uma fruição mais ampla da Natureza em comunhão com a qual a vida merece ser vivida.
Não faço aqui a apologia da preguiça a que o bom tempo convida, mas realço as vantagens de uma vida mais em conformidade com a Natureza a que pertencemos, em vez de fazer dela a coutada que exploramos até à exaustão.
O futuro dirá como terá de ser eduzido o ritmo de vida que a tal elevada produtividade impõe e nos mostrará, também, como o regresso à natureza é inevitável porque, em tudo, dela dependemos.
A elevada produtividade impõe-nos consumos apenas necessários para a manter, porque supérfluos ou negativos para viver com qualidade.
A vida que é vivida a um ritmo superior ao da Natureza é uma vida desgastante e impeditiva da intensidade com que a vida merece ser vivida e não ignorada em nome da exploração material que, á vista de todos, enfrenta a exiguidade a que sobreexploração dos recursos naturais nos levou.

Sem comentários:

Enviar um comentário