ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OPORTUNIDADE OU OPORTUNISMO?



Eu não sei se D Carlos Azevedo é ou não é homossexual, se assediou ou não alguém. Não são estas contas do meu rosário e, por isso, não as desfio.
Mas não posso deixar de conjecturar sobre a cronologia dos possíveis factos e, até, dos comentários que se fazem, dentre os quais e uma vez mais, o de D Januário me não surpreendeu e que traduzo no habitual “eu não sei, mas diz-se” que, creio eu, não é próprio de um homem da Igreja.
Mas se o acto de assédio, do qual D Carlos é acusado, aconteceu na década de oitenta do século passado, foi reportado pelo assediado apenas em 2010 e ficou no silêncio até agora que um novo Papa vai ser escolhido e entre os que podem ser escolhidos está o próprio acusado, como haverei de não ficar surpreendido com o que se passa? E mais, ainda, se pessoas como D Januário o sabiam sem saber e nunca, até agora, o denunciaram e nada fizeram, que se saiba, para o esclarecer?
Sem desejar meter a colher em prato alheio, fico-me por estes breves reparos que me fazem uma enorme confusão e me deixam na dúvida – que um indesmentível oportunismo quase desfaz – se algo de real corresponde a tanta coisa que se diz.
Mas que a Igreja Católica está profundamente necessitada de reformas profundas e corajosas, isso é, para mim, uma certeza irrecusável.
Mais esta convicção se reforça com a notícia, hoje conhecida, de um relatório extenso que terá sido entregue ao Papa Bento XVI, dando conta de factos gravíssimos de escândalos sexuais, gastos de dinheiro e conspirações na Curia Romana cuja resolução considerou demasiadamente exigente para as forças que sentia ter. Por isso resignou!

Sem comentários:

Enviar um comentário