ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O POLVO



Os Estados Unidos da América colocaram em tribunal a agência de rating Standard & Poors, acusando-a de fraude que conduziu à crise económica. Este será, pelas entidades envolvidas, um mega processo judicial que vai, por certo, dominar as atenções no mundo inteiro.
Para ter a dimensão que deveria ter, esta atitude dos Estados Unidos não deveria eleger, como alvo, apenas a S&P, mas sim outras agências e bancos que manipulam mercados e, desse modo, distorcem as condições em que deveriam funcionar.
Foi um processo longo de perversão do mercado e a enganar os investidores que, pelos efeitos que teve, levará muito tempo a reverter.
Não será fácil, sem colocar toda a economia de pantanas, acabar rapidamente com as consequências do que fizeram os mentores destas patranhas que distorceram o mundo financeiro e podem tornar-nos, a todos, vítimas indefesas das suas ganâncias.
Cá entre nós, mais pequeninos, as coisas não atingem tamanhas dimensões, mas também se fazem porque aqui, como em toda a parte, há daqueles espertalhões que conseguem “a multiplicação dos pães e dos peixes” de que, apenas, julgávamos Cristo ser capaz e, deste modo, confirmam o velho ditado “quem cabritos vende mas cabras não tem…”.
O caso BPN, possuído pela famosa SLN, que já custou dinheiro demais aos contribuintes é paradigmático. Teve um administrador que não deu conta dos desmandos que se faziam. Teve como prémio fazer parte do Governo.
Ao Banco de Portugal que tem, entre as suas missões, o dever de controlar a banca, também passaram despercebidas as monstruosidades que se praticavam e o seu Presidente teve como recompensa um lugar na administração do Banco Central Europeu!
Não me parece que seja deste modo que se ataca e vence o polvo! Assim, deixa-se que cresça.

Sem comentários:

Enviar um comentário