ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UM PONTO DE VIRAGEM?




Que as condições climáticas indiciam profundas e rápidas mudanças é uma evidência inegável. Que mudanças climáticas sempre aconteceram ao longo da vida da Terra é outra verdade que nos permite, de algum modo, admitir que o “crescimento económico” excessivo não será responsável por tal fenómeno como insistentemente se afirma. E foi este o argumento que levou os Estados Unidos e alguns outros países a não se juntarem aos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e levou outros a recusá-los mais tarde, como, há alguns meses, sucedeu com o Canadá.
Mas não há já como desdizer que a acumulação de “gases de estufa” na atmosfera acelerou muito um processo natural, ao ponto de o tornar de consequências ainda não completamente identificadas mas, com certeza, graves. De tal modo que os próprios Estados Unidos que sempre recusaram estes efeitos, tomam, agora, a iniciativa de “luta contra as alterações climáticas”, depois do reconhecimento de um fenómeno que a Ciência já identificara e sob pressão do Presidente Obama que declarou “se o Congresso não agir logo para proteger as gerações futuras, eu o farei”. Além disto, Obama acrescentou que “vou orientar o meu gabinete para identificar acções executivas que possamos adoptar, agora e no futuro, para reduzir a poluição, preparar as comunidades para as consequências das alterações climáticas e acelerar a transição para fontes mais sustentáveis de energia”.
Parece que os Estados Unidos vão, finalmente, tomar a atitude que deveriam ter tomado há já anos, apesar do que é de louvar esta atitude por parte do maior produtor mundial de gases com efeito de estufa e, por isso, o maior responsável pelas consequências que trás.
É uma notícia que se deve saudar, depois da que nos deu a conhecer que o “buraco na camada de ozono” que defende a Terra de excessos de radiações perigosas, estava sensivelmente mais pequeno, quase prestes a fechar, consequência da rápida reacção que, ao ser detectado, o mundo teve.
Estaremos, ainda, longe do conjunto de medidas que a situação ambiental e a exaustão de recursos exigem para controlar problemas desastrosos, mas talvez o mundo acorde a tempo de evitar que os danos já causados pela Humanidade a si própria se tornem maiores, ainda.

Sem comentários:

Enviar um comentário