ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O SOCIALISMO NA GAVETA

Hollande foi a esperança da via socialista na superação da “crise” quendo, em 2012, derrotou Sarcozy nas eleições presidenciais francesas. Finalmente, com ele chegava a alternativa pela qual Seguro clamava, mesmo sem a saber definir.
Fê-lo Hollande num programa eleitoral e de governo que, finalmente, iria marcar a diferença entre o que o governo de Passos Coelho fazia e, segundo Seguro, apenas promovia a pobreza e a recessão económica, e a via que a França iria seguir para evitar a austeridade e defender o Estado Social.
A vitória de Hollande tornava-se na prova da razão do PS português quando afirma haver alternativa à política de “cortes” que a Troika nos impunha e Passos Coelho, submissamente, aceitava.
Porém, o tempo apressou-se a mostrar a fraqueza da alternativa de Hollande e, com isso, a frustrar as expectativas dos franceses que, em maioria, o apoiaram, assim como as de António José Seguro que dele esperava a demonstração da razão de ser das suas críticas ao Governo e da exigência de eleições antecipadas.
Com a popularidade agora completamente desfeita e muito contestado pelos resultados alcançados com a política que adoptou, o presidente francês acaba por render-se à austeridade que quis evitar, com um plano de corte na despesa de mais de 50 mil milhões de euros entre 2015 e 2017.
Mas, tenho-o por certo, ainda assim não resolverá os problemas que a crise sistematicamente agudiza nem satisfará os que, com mais veemência do que aquela com que o elegeram, agora pedem o seu rápido afastamento.
Estes acontecimentos são a prova da incompreensão deste fenómeno a que se insiste em chamar “crise” mas que, cada vez mais, se revela como o “canto do cisne" de um sistema económico esgotado, tanto nos meios como nos seus propósitos.
Demonstram-no tantas incertezas e “certezas” desfeitas como o são as do próprio Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia que, pouco depois de afirmar que estava superada a crise do euro, ontem afirmou, na cerimónia em que recebeu o Prémio Carlos V que o governo espanho lhe atribuiu, que “ainda não saímos do atoleiro”!
E volta a questão do “atoleiro” do qual Guterres já falou há tanto tempo, quando se demitiu da governação de um país onde sempre se espera mais do que outros possam fazer por nós do que no nosso próprio esforço para o fazer.
É mais do que altura de pensar na solidariedade sem a qual não haverá futuro mas que, diz-se num estudo divulgado, diminui à medida em que se eleva o nível literário na sociedade.
Parece termos entrado num período de contra-sensos, no qual a evolução a que se chama “progresso civilizacional” tem efeitos negativos, porventura em consequência da descaracterização que faz do que seja próprio da natureza humana.
Outro socialismo será necessário, o da solidariedade, em vez deste que as dificuldades sempre levam a meter na gaveta! 


Sem comentários:

Enviar um comentário