ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 11 de janeiro de 2014

QUANDO UM PIRILAMPO PARECE O SOL



Desde que esta crise começou, quantas vezes e a quantos “entendidos” se ouviu dizer que a luz já se via lá no fundo, num túnel que, como todos vemos, ainda não chegou ao fim?
Perante a ansiedade que a “crise” cria, qualquer pirilampo parece o sol que nos aqueceria, de novo, a vida. Mas o túnel é longo, mais do que gostaríamos que fosse, difícil de ultrapassar, impondo uma austeridade muito dura de suportar e um caminho difícil de encontrar. E por este túnel nos manteremos, preocupados e incomodados, sofredores até, enquanto não aceitarmos a inevitabilidade do equilíbrio que o anterior modo de viver não permite.
É evidente a dificuldade em aceitar os recuos a que os desequilíbrios que provocámos obrigam, pelas consequências que de tal resultarão, como o regresso a uma vida mais trabalhosa sem privilégios que não sejam, apenas, os que o nosso esforço nos conceda.
Mas não haverá cura para além da contenção a que a escassez de recursos obriga, nem será possível uma situação sustentável sem retomar, no seu consumo, a velocidade da sua renovação natural que há muito excedemos quer nas reservas de recursos naturais que utilizamos quer nas condições ambientais que degradámos excessivamente.
Por isso falharam as soluções que até os mais reputados especialistas propuseram e agrava-se a situação que a insistência em soluções baseadas no sobreconsumo origina, porque vão no sentido contrário daquele que deveremos escolher para sair das dificuldades que teimam em não acabar.
Por isso discordo com Durão Barroso quando diz que a crise está ultrapassada e dou razão às dúvidas de Mário Draghi que vê, ainda, muitas fragilidades neste percurso duro que fazemos.
Por cá, para além de uns indicadores levemente favoráveis que o notável esforço de alguns originou, continuam os protestos que apenas os equívocos provocados pelos políticos podem justificar, porque não será o povo, com certeza, quem escolherá a via do trabalho e da solidariedade quando os políticos lhe prometem  o regresso à "boa vida" que o destempero gerou e os privilégios que ninguém explica como conseguirá conceder.
Seria a hora de um esforço conjunto para entender e explicar qual o caminho que devemos seguir. Mas parece mais entusiasmante rapar o fundo do tacho, o que melhor se consegue alcançando o poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário