ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PORTUGAL FOI LAUTA BODA…

Pelo que se vai sabendo, muita gente nesta terra se ia aproveitando da desorganização do Estado para meter dinheiro ao bolso! Desorganização foi o que escrevi, mas que talvez não seja o termo mais correcto...
A última notícia que li foi esta: “Todos os líderes parlamentares e representantes de partidos que tinham assento na Assembleia Regional da Madeira em 2006/2007 começam esta segunda-feira de manhã a ser julgados no Funchal por uso indevido das subvenções parlamentares. Mas poderão ser absolvidos por prescrição pelas responsabilidades financeiras de natureza reintegratória e sancionatória accionado pelo Ministério Público.”
Depois, fico a pensar no que terá acontecido nos outros anos! Que nada tenha acontecido é que não me sinto muito inclinado a acreditar.
Mas antes desta notícia outras apareceram, contando de muitos milhões que foram sonegados, desta ou daquela maneira, ao Serviço Nacional de Saúde e por outras formas de subtracção ou de proveitos que certos favores produziram.
À guisa de um célebre D. Jayme D’Aguillar, no tempo da dinastia Filipina, até poderemos dizer, a propósito de tantos esquemas de subtracção de dinheiro do sistema, que “Portugal é lauta boda, onde come a maralha toda”.
E não é raro o dia em que se sabe que mais dinheiro foi parar aos bolsos de alguém, naquele tempo de vacas gordas em que todos os espertos engordaram. Para além do muito que para sempre ficará por saber.
É pena que, na maioria dos casos, tudo não passe de nada no que respeita à justiça que se faça, pelas mais variadas razões. Por ser este ou por ser aquele, porque prescreveu, alguém se esqueceu de uma formalidade qualquer ou destruiu as escutas…
Para que recordar aqui as “personalidades” envolvidas em tais actos de “misericórdia”. Mas andam por aí, anafados, bem comidos, vivendo sem a austeridade que a maioria de nós sofre e escrevendo livros que os amigos e outros compram, não vá acontecer que um dia… Bem, nesta terra tudo pode acontecer e depois…
Enfim, para além de tantos disparates, um regabofe de primeira. E quem paga as favas somos nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário