ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 19 de janeiro de 2014

QUAL REFORMA DO ESTADO?

A notícia de que um representante da Fazenda Pública do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto foi apanhado a pedir 100.000 euros a um empresário, sendo a contrapartida deixar o Estado perder processos, trouxe-me à ideia tantos casos que a Comunicação Social tem revelado de burlas com que aquilo que é de todos nós é defraudado por alguns.
São tantos que nem de todos me posso lembrar nem a eles me referir com algum pormenor. Mas quantos milhares de milhões terão sido, assim, subtraídos às contas do Estado e nos obrigam a sacrifícios que podiam ser bem mais leves?
O Serviço de Saúde, por exemplo, tem sido lesado pelos mais soezes assaltos, em dinheiro, em material e em tempo que alguns, mas bastantes, dos seus servidores dedicam à suas coisas pessoais, retirando-o ao que são os seus deveres, pelo que, juntamente com o “espírito socialista” de gastar enquanto houver, o levou ao ponto de parecer que está a ser destruído quando, apenas, está a ser arrumado. Mas parece que pouco mudou ainda para o muito de que necessita mudar, porque os roubos continuam a acontecer. Gente de todas as classes profissionais que nele trabalham têm dado o seu repugnante contributo para a roubalheira de que tem sido alvo.
Juntando ao que é roubado ao Estado aquilo que, por ele, é dado sem justa razão de ser, em suplementos, em subsídios e em mordomias, porventura encontraríamos dinheiro suficiente para sairmos desta austeridade brutal que nos corta nos bens, na carne e na alma!
Onde estará uma reforma que dificulte definitivamente os roubos e acabe com os privilégios que coabitam com a miséria elevada de tanta gente neste país? Por onde andam os princípios morais que agora se confundem com permissividade e a destruição daqueles que me ensinaram ser os certos e, para além disso, criam realidades que a Natureza recusa, chamando-lhe progresso civilizacional?
Nunca ninguém falará de uma reforma que clarifique as coisas e recupere os nobres valores sociais, porque outras vias preferem os políticos para resolver os problemas de finanças que nunca atingem os que, por eles, são os mais culpados e tornam intocáveis os rendimentos dos que se julgam diferentes e mais dignos de os ter e conservar!
Eu perguntaria até, por qual razão, existem tais privilégios com que, descaradamente, o Estado distingue os cidadãos nas classes dos que decidem e dos que se conformam, dos que são pagos pelos que têm de trabalhar e estes que pagam sem se dar conta de como lhes é subtraído o que outros faz ricos demais.
E lembro-me do velho ditado que diz “quem parte e reparte e não guarda para si a melhor parte… ou é burro ou não tem arte!”
E nesta mudança periódica, à qual chamam alternativa democrática, dos que partem e repartem, se vão escoando os poucos valores que ainda possuímos e fazem multimilionários alguns dos pelintras de outros tempos.

Preferia bem mais uma reforma que tivesse como objectivo acabar com estas manigâncias que criam tamanhas desigualdades, as quais, parece-me, a Constituição não condena, do que aquela que Portas disse que faria mas não faz nem fará!


Sem comentários:

Enviar um comentário