ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A BAGUNÇA DAS QUINTINHAS DO PODER

Será apenas uma anedota, mas contava-se na minha Terra, era eu ainda um rapazote, que numa das fábricas de lanifícios que por lá havia, se passara esta conversa entre o “patrão” que dirigia a secção onde se fazia a preparação dos modelos a fabricar e o responsável pela preparação de um já em fase de fabricação.
-Ó Joaquim este modelo devia ter 1,45m de largura e está a sair com 1,47m!
-Ó Sr “João”, veja bem porque aqui no livro das especificações diz que esse modelo tem 1,45m!
-Ah pois diz!
Por que será que esta tonta conversa da qual me falaram há mais de sessenta anos, emergiu agora das profundezas da minha memória para me fazer lembrar a Constituição e o Tribunal Constitucional?
Talvez porque acabei de ler duas crónicas publicadas no Expresso que vêm ao encontro de tanta coisa que sobre o TC tenho escrito, entidade que me parece navegar entre o mar encapelado a política do momento e as ambiguidades de uma Constituição de outros tempos, em desencontros constantes e violentos com a realidade.
Não desempenhará o TC, deste modo, a função própria do poder que a Constituição lhe confere, a de fazer o controlo jurídico daquilo que o Poder Legislativo decidiu, arrogando-se um poder que apenas à Assembleia da República e ao Governo pertence, a de tomar decisões políticas.
Nestes factos se torna evidente, também, como resulta desafinada esta “opereta” que os poderes instituídos representam porque, sendo a pauta a mesma, cada um a lê a seu jeito.
Este confronto, no qual cada um joga com os galões que tem, faz-me lembrar, também, o que se diz do Campeonato do Mundo de Futebol onde todos jogam uns contra os outros e, no final, ganha a Alemanha!
Aqui ganha o TC e perde o país que deveria seguir por outros caminhos bem mais condizentes com a realidade que nada adiante querer iludir.
Não será com o poder dividido em quintinhas que Portugal alguma vez sairá feliz destas desventuras em que o meteram, em que o metemos.
Mas porque o disseram melhor do que seu seria capaz de dizer, aqui deixo os endereços que lhes permitirão ler as crónicas a que me referi:

http://expresso.sapo.pt/caiu-a-mascara-ao-presidente-do-tc-e-por-baixo-estava-jeronimo=f886293


Sem comentários:

Enviar um comentário