ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 24 de agosto de 2014

POLÍTICOS, A TENTAÇÃO DO ABISMO

(Ilhas de plástico no Oceano Pacífico)

Estão por demais comprovados os graves inconvenientes deste modo de viver que procura, no mais e mais de que o viver não precisa, a satisfação de um desejo incontrolável de, simplesmente, ter mais. Seja o que for, sirva para o que servir ou até nem sirva para nada, tenha as consequências que tiver, bastará ser novo, ser diferente, para que, preste ou não preste, tenha sucesso.
Um telemóvel de última geração, uma consola de jogos violentos, um carro de último modelo, um novo livro de uma colecção de abortos, um concerto campestre onde a qualidade da música é, necessariamente, má, a higiene muito deficiente, a promiscuidade enorme e tantas outras coisas, deslumbram quem se não dá conta nem imagina as tragédias que, mais geração menos geração, acabarão por se abater sobre esta Humanidade deslumbrada pelas iniciativas dos oportunistas que, em seu proveito, a manipulam. Um proveito inútil e fugaz dos que brincam com coisas sérias, neste enorme “monopólio” em que tornaram a vida porque as consequências das suas brincadeiras em breve os farão sair dos tronos que crêem de ouro em que se encontram sentados e farão inúteis as falsas “riquezas” que amealharam.
O isolamento é a consequência maior do que se passa e nos faz distante de quem está próximo, porque preferimos a “proximidade” de quem, nem sequer, saberemos onde está.
Perdeu-se o valor do amor e da amizade na transitoriedade de “sentimentos” que se tornaram perversos por não corresponderem a realidade alguma, ignora-se o valor das coisas no mau uso que se lhes dá, destrói-se o ambiente sem o qual a vida não pode existir, troca-se a naturalidade da vida pela virtualidade, o amor pelas paixões e as amizades pelas conveniências.
Degrada-se o amor próprio e a dignidade pelos quais Egas Moniz ofereceu a sua vida, D. João de Castro cortou as barbas, mas pelos quais agora ninguém dá nada!
O modo como se vive a vida mudou! E não será sem consequências que tal acontece. Estão aí já algumas e muito próximas outras que a estas se seguirão, num curropio que se tornará difícil de suster. Sejam a degradação ambiental generalizada, a poluição de rios, lagos e oceanos, o consumo excessivo dos recursos naturais, o aquecimento global e o rol de trágicas consequências que trás consigo, tudo põe em perigo o futuro de uma Humanidade alheada da Natureza de que faz parte porque, ingenuamente, dela se julga a dona.
O perigo maior está na própria Humanidade que não quer abdicar do que, transitoriamente, os seus excessos lhe possam proporcionar enquanto a “vingança” da Natureza se não fizer sentir do modo mais drástico que possamos imaginar.
A Ciência tem feito inúmeros avisos a que os políticos não prestam atenção.




Sem comentários:

Enviar um comentário