ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS. E DEPOIS?

Achei interessante um trabalho que encontrei, executado pela Marktest a partir dos resultados de sondagens feitas por diversas entidades entre Outubro de 2009 a Maio de 2014.
A partir desses resultados foram traçadas curvas de evolução das intenções de escolha dos eleitores incluídos nas amostras para sondagem, as quais são representadas, cronologicamente, pelos pontos visíveis no gráfico, “posicionadas segundo o último dia da recolha de informação”.
As curvas que representam a evolução das intenções de voto ao longo do tempo são, segundo indicação da Marktest, “obtidas pelas médias mensais para cada partido e posicionadas no meio do mês”.
A Marktest apresenta, em outros gráficos, os resultados de cada sondagem considerada e, também, algumas das suas características que justificarão a dispersão de resultados pontuais assinalados.
Não sendo um estudo cientificamente perfeito em consequência dos elementos a partir dos quais é feito, é, no entanto, um estudo interessante do qual resulta uma representação gráfica da evolução da apreciação popular das actuações dos vários partidos com assento parlamentar.
O documento publicado na net ao qual tive acesso não inclui qualquer análise dos gráficos apresentados, o que me pareceria ser o mais interessante de tudo.
Tal análise detalhada não caberia aqui nem estaria ao meu alcance com a informação de que disponho. Seria interessante, por exemplo, relacionar os resultados apresentados com a cronologia de factos marcantes como decisões do Governo, manifestações e outos factos relevantes.
Em todo o caso, algumas observações poderão ser feitas a partir do gráfico apresentado.
Em primeiro lugar a persistência da predominância de PS e PSD no panorama político português, bem distanciados dos demais, o que dificilmente se alterará nas próximas eleições apesar da intromissão de Marinho Pinto que, tal como outrora aconteceu com o PRD, poderá conduzir a algumas alterações mais ou menos significativas na medida em que possa arrecadar o descontentamento de muitos eleitores, incluindo possíveis votantes no PS onde duas tendências bem diferenciadas se degladiam num confronto que, tudo leva a crer, se irá agravar.
Não creio, no entanto, que o fenómeno Marinho Pinto seja mais duradouro do que o foi o PRD, por não significar uma mudança efectiva na política tradicional de construção do futuro, porque se limita a explorar as fraquezas comportamentais dos demais partidos.
Este fenómeno dificultará ainda mais a possibilidade de uma maioria absoluta sem a qual o país será, pela tradicional falta de espírito de compromisso e da menorização dos interesses nacionais em relação aos interesses individuais, verdadeiramente ingovernável. Por isso não se enxerga qualquer tendência para uma maioria sólida, seja a da coligação PSD/CDS ou do PS a que alguns trânsfugas do PSD parece se prepararem para integrar.
Repare-se que quando se reduz, em Maio de 2014, a distância entre PS e PSD, a dispersão de resultados relativos aos PSD e, muito maior do que a relativa às intenções de voto no PS que se mantêm muito próximas nas diversas sondagens, o que pode significar que o distanciamento é bem menor do que as linhas “médias” traçadas possam sugerir.
Pelo que se vê, em algumas sondagens a diferença é muito pequena, da ordem de 2 pontos percentuais, o que pode significar uma tendência de inversão ao longo dos próximos meses, agora que a campanha eleitoral parece ter mesmo começado.
Seja como for, não acredito em qualquer maioria absoluta estável, susceptível de levar por diante uma legislatura que seria a da consolidação e aproveitamento dos resultados desta de maior austeridade que poderia atenuar-se, o que me preocupa quanto aos possíveis retrocessos que possam vir a verificar-se, com todos os inconvenientes que sentiremos na vida de cada um de nós.

Tudo isto, infelizmente, não passa de pormenores divertidos que passam ao lado de uma realidade muito crítica que os nossos políticos ainda não compreenderam.


Sem comentários:

Enviar um comentário