ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 30 de agosto de 2014

HÁ GUERRA NA CAPOEIRA!

É uma realidade a escassez de qualidade entre os políticos que temos. É uma certeza da qual as circunstâncias não permitem grandes dúvidas, tão evidente é a sua incapacidade para enfrentar os grandes desafios que o presente já lhes lança e o futuro próximo, por certo, vai tornar maiores.
Fazem o que a sua fraca visão lhes consente com a pouca mobilidade que o espartilho da política global dominada pelos mais fortes, por isso mais capazes de defenderem os seus esfomeados interesses, lhes permite.
Não é este problema apenas português, porque o é da Europa e do mundo onde os grandes políticos parecem ter-se tornado aprendizes de cozinheiro que prepara umas receitas estranhas que lhes vão permitindo sobreviver numa casa desarrumada onde os restos dos cozinhados, já apodrecidos, se acumulam, emporcalhando-a cada vez mais até a transformarem num curral inabitável.
Que estará na altura de mudar de cozinheiro pensarão os que, já fartos das migas bolorentas que lhes servem, vêem nesta mudança a solução. Nem, sequer, se lembram de que é a mesma que já adoptaram em outras ocasiões para atamancar soluções que a crise seguinte sempre demonstrou não terem solucionado coisa nenhuma.
Entre nós, desde há algumas décadas, vimos fazendo essas mudanças segundo regras que uns continuam, intransigentemente, a defender e outros crêem estar na hora de mudar.
Mas seja de um modo ou do outro, ataque Costa o castelo do PS ou ceda Rio aos desafios que lhe lançou para que ataque, também, aquele de cujas hostes se serviu mas com elas se não mistura, nada acontecerá para além da mudança de poder que umas lutas de galos ditarem como desfecho de uma guerra inútil que, para além disso, não trará vantagens para qualquer do nós. 
Porque não me apercebo de qualquer mudança séria nos có-có-ró-cós de um ou de outro, não serão estas guerras ditadas por reais desejos de mudança no modo de “cozinhar” e de limpar a casa porque não passarão do humano e, por isso, egoísta desejo de estar mais perto do tacho e, assim, poder comer, mais cedo, as fedorentas migas cuja receita é a única que conhecem.
Quando entrarão na política as graves questões do mundo em que vivemos, muitas delas criadas pelo modo de viver que os novos donos da capoeira se propõem redinamizar?
Portugal e o mundo necessitam, desesperadamente, de "lutas de ideias" para discutir os graves problemas que enfrentam, nas quais, com consciência e sem as paixões que a ambição alimenta, se introduzam todos os factores que influenciam já o nosso presente e podem tornar muito mais doloroso o futuro que, a tempo e com inteligência, não preparámos.
Entretanto resta-nos esperar, na atitude comodista a que nos habituámos, para sabermos quem será o novo "senhor do poleiro" que outro ávido de poder, depois, destronará.


Sem comentários:

Enviar um comentário