ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 10 de agosto de 2014

GREVE DA TAP: METER FOICE EM SEARA ALHEIA?

Eu escutei, sem preconceitos, o representante dos pilotos que, exaustivamente, procurou explicar a razão por que fizeram uma greve que provocou prejuízos materiais, directos e imediatos, de elevado valor, além de outros que provocou a terceiros e dos reflexos que, no futuro, poderá ter quanto à confiança nos serviços que a empresa presta.
Francamente, esta greve pareceu-me mais um “meter a foice em seara alheia” do que a defesa de direitos porque, pelos vistos, nada teve a ver com questões laborais mas, como os próprios dizem, é uma manifestação contra decisões da administração da empresa, opções de negócios e de investimentos que fez.
Eu gostava de pensar que está certo proceder assim com a total e completa discrição que a Constituição concede, a de os trabalhadores poderem fazer greve no momento e pelas razões que entenderem. Mas não estou!
Uma greve sempre acarreta prejuízos, muitas vezes excessivos e também irreparáveis pelo que, sobretudo quando haja problemas económico-financeiros graves como agora existem, deveria ser uma atitude muito cautelosa e apenas posta em prática quando outras iniciativas, sobretudo negociais, não obtiverem resultados. Mais do que isso, tal como existe um tribunal que avalia e decide questões dúbias de constitucionalidade, igualmente deveria existir algo que avaliasse as justificações das greves, antes das quais promoveria os possíveis entendimentos que as evitassem.
Pelo que tenho visto e penso que toda a gente também, desde há muito tempo a greve tem sido mais uma arma política do que a protecção dos direitos dos que trabalham por conta de outrem que deveria ser.
Raramente me dou conta de uma greve numa empresa onde questões que confrontem patrões e trabalhadores obriguem a atitudes de força que sempre prejudicam alguém. As greves em Portugal passaram a ser uma “arte” manipulada por forças a quem tais atitudes convêm o que, nitidamente, perverte a justiça de um acto cívico que passa a extravasar os seus naturais objectivos.
Tudo tem regras menos as greves que as não têm, a não ser a obrigatoriedade de um pré-aviso. Parece-me pouco para tantos prejuízos que causam e tão poucas vantagens que alcançam. 


Sem comentários:

Enviar um comentário