ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A “DEMOCRACIA A SÉRIO”, SEGUNDO SOARES

Se alguém, desesperado pelos problemas que esta “economia do usa e deita fora” lhe trás, afirmar que “o que é preciso é haver democracia a sério, não destruírem o Estado-Saúde e não fazerem isto que estão a fazer às pessoas, que estão todas a morrer à fome e desesperadas”, eu relevo os exageros do que diz ou a pouca compreensão que revela do momento que vivemos e de como superar o desconforto que nos dá. Mas se for um ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da República quem o proclama, eu só posso ficar estarrecido e muito preocupado pelo modo como pessoas que, alguma vez, julgámos serem as mais competentes para governar este país, resolvem situações dramáticas, complexas e ainda não completamente esclarecidas, com “soluções” verborrágicas como as que se revelam em tal afirmação.
O que será democracia a sério? Aquela em que todos somos livres de fazer ou de dizer os disparates que quisermos e fazer política com a insensatez que tivermos? Se for, não sei do que reclama Soares. Quanto ao resto, fica-me a ideia, transmitida por alguém que já deteve o poder, que depende do arbítrio de quem governa que cada um de nós viva melhor ou pior, disponha ou não de melhor assistência social, bem como de outros valores que, cria eu, se alcançam com a iniciativa, o trabalho e a perseverança de todos que um Governo legítimo saiba promover e gerir.
Sabendo todos nós, como sabemos, não ter o país condições e meios que permitam a abastança de que todos gostaríamos de usufruir e, por isso, ser obrigado a um empenhamento maior na gestão dos seus recursos e a uma contenção criteriosa dos seus gastos, não nos podemos surpreender com as dificuldades resultantes dos avultados desperdícios que gestões descuidadas ou, até mesmo, danosas provocaram e se não remedeiam do modo superficial como Mário Soares sugere na demagógica afirmação com que, persistentemente, defende o regresso do “seu socialismo” incontinente nos gastos e improfícuo nos resultados que alcança.
Quanto a mim, democracia a sério seria aquela que o PS revela não praticar quando, como publicamente afirmou a Ministra da Justiça, a uma consulta formal sobre um projecto nacional, a reforma judiciária, responde que “não é, o maior partido da oposição, assessor ou consultor do governo”!

É, pois, uma democracia de competição a do PS, uma democracia em que uns fazem para, depois, outros desfazerem, num desperdício de tempo, de esforços e de recursos que, bem aproveitados numa cooperação frutuosa, por certo permitiriam os resultados que a sugestão de Soares jamais alcançará.


Sem comentários:

Enviar um comentário