ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

ALTERNÂNCIA OU ALTERNATIVA?

Nesta democracia, da qual as virtudes da alternância nunca bem compreendi, é a mentira que impera nas promessas, jamais cumpridas, dos programas eleitorais. Serve mais para satisfazer clientelas do que para fazer melhor, sobretudo neste tempo de poucas alternativas que, cada vez mais, nivela as ideologias pelo que a sensata gestão da escassez torne possível.
Mas a alternância persiste, mesmo nestes tempos que tornaram evidente a completa falência de todas as políticas conhecidas, e não impede os “conquistadores” de prometerem o que sabem não poder cumprir, de fazerem o que nunca poderão fazer, porque se levou o esbulho dos recursos naturais a níveis insustentáveis e se emporcalhou a Natureza a um ponto que ela já não suporta.
São múltiplas as evidências ao longo dos últimos decénios que desfizeram os sonhos do comunismo, puseram a nu, em consequências desastrosas, os excessos do socialismo e evidenciam as mentiras de um capitalismo egoísta e sem alma, no qual o bem comum não é, de todo, preocupação.
Aproximam-se eleições e, nas campanhas a que darão lugar, ouviremos as promessas que sempre ouvimos em discursos inflamados ou nas romarias periódicas dos políticos que, assim, fingem aproximar-se do povo que, esperando ser salvo, será enganado uma vez mais.

Empenhar-nos-emos em disputas que não têm os nossos reais interesses como razão de ser. Uns fá-lo-ão porque espreitam a sua vez de aproveitar as vantagens que o poder ou a sua proximidade lhes podem trazer, outros porque preferem a balbúrdia ou a truculência das disputas à reflexão esclarecedora da qual pode resultar a alternativa para transformar o mundo num lugar melhor para todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário