ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BASTA NÃO VIVER ACIMA DAS POSSIBILIDADES? NÃO, NÃO BASTA!

O Primeiro Ministro afirmou que estamos hoje a viver mais de acordo com as nossas possibilidades e não acima delas como acontecia num passado recente.
É verdade o que diz Passos Coelho e é, sem dúvida, importante que seja assim, que se harmonize o que se faz com aquilo que se pode fazer. Mas não basta!
Não se pode negar que o governo de Passos Coelho conseguiu reduzir os gastos ao nível das receitas, ou quase, o que lhe permite a afirmação que fez, mas isso não é bastante para se dizer que vivemos o melhor possível com aquilo que temos.
É esta optimização que a reestruturação do Estado, infelizmente nunca feita, permitiria, mesmo antes das melhorias que possamos alcançar com o crescimento económico de que, a partir de agora, sejamos capazes.
É nisto que reside a minha principal discordância com as políticas deste governo que não soube, a par da austeridade que não podia evitar, empreender as reformas adequadas à melhoria da qualidade de vida que dependerá de como soubermos lidar com a mudança inevitável a que a exiguidade de recursos nos obrigará.
Mas o pior de tudo é que a oposição que ao governo é feita peca dos mesmos defeitos, aos quais se deve acrescentar a pretensão, que julgo meramente eleitoralista, de poder repor os gastos excessivos que foram a causa dos desequilíbrios financeiros a que as contas públicas chegaram, mas que satisfariam as exigências dos que ainda não compreenderam a impossibilidade de as satisfazer e, por isso, as reclamam.
Prepararemos bem o futuro quando compreendermos que a melhoria da “qualidade de vida” dependerá muito mais das “condições de vida” que formos capazes de criar do que do “nível de vida” resultante da prosperidade financeira que esperamos alcançar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário