ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

XANANA GUSMÃO: “CHOCA-ME A SITUAÇÃO PORTUGUESA”!

Foi comandante dos que, nas montanhas de Timor Leste, resistiu à dominação dos indonésios a quem os americanos deram luz verde para ocupar aquela terra que a “revolução portuguesa”, durante muito tempo, abandonou à sua sorte. Depois foi dirigente político do novo país Timor Lorossai que, ao fim de muito tempo, conseguiu a desejada e merecida independência.
Agora, quando se propõe abandonar a política para, como diz, dar lugar aos mais jovens, Xanana esteve em Lisboa e manifestou o seu pesar pela situação em que encontrou Portugal, a qual, afirma, o choca profundamente.
Com o bom senso e a visão de Estado que os políticos portugueses não revelam, Xanana contesta a “disputa do papel de herói” entre os líderes políticos, quando "nestas ocasiões, temos que tentar todos juntos resolver porque quem sofre é o povo."
Não o irão ouvir os dirigentes políticos portugueses porque, em Portugal, fazer oposição é, necessariamente, dizer mal do que o governo faça, mesmo que, como também acontece, seja bem feito. Por isso é tão estúpido o diálogo político que tantas vezes escutamos, com razões sem sentido e claramente reveladoras da luta pelo poder permanentemente instalada.
O tipo de política que se faz em Portugal, faz-me lembrar as capelinhas em que cada qual se acolhe para defender os seus interesses e faz delas as trincheiras de onde parte para o assalto ao poder que tanto anseia.
Xanana também contesta esta “ordem mundial” que considera pouco humanista quando proporciona tanto para uns e tão pouco para outros. Considera, também, este sistema geral moribundo e falhado o sistema da União Europeia.

Sensibilizaram-me muito estas declarações de Xanana que parece ser capaz de ver, de longe, o que por aqui não vemos. Por isso, continuamos a desperdiçar a oportunidade de sucesso que o unir de esforços nos poderia garantir.


Sem comentários:

Enviar um comentário