ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O TEMPO DO VOLUNTARISMO JÁ PASSOU

Ouvi ontem, um filósofo arengar sobre o “voluntarismo político” que considera indispensável para sairmos desta situação que nos levou a perder quase tudo, mais dizendo que é preciso um povo ter vontade e brio para poder ser o dono do seu destino.
Tempos houve em que tal discurso estaria certo e levaria ao rubro as emoções, nos tempos do “querer é poder” que faria de nós o que quiséssemos, independentemente de todos os demais. Mas hoje não é assim nesta “aldeia global”, como alguém muito bem chamou a este mundo onde todos têm a ver com todos e ninguém é verdadeiramente dono do seu destino, onde já ninguém pode estar só nem esconder-se porque nada fica mais distante do que um pequeno passo.
O voluntarismo que despreza o entendimento das coisas e coloca na vontade todo o poder para conseguir o que se quiser tem sido a causa do drama que vivemos neste país que deixou de pensar por si e neste mundo que julga ser o Homem capaz de superar todas as dificuldades, tenham elas a dimensão ou a natureza que tiverem.
Começa a ser longo demais o tempo que nos mostra o erro deste modo de pensar, pois são demais as tentativas falhadas para superar os problemas que, em vez disso, se acumulam, as teorias contrariadas pela dureza da realidade, bem como demonstra a inutilidade do voluntarismo ante o saber que é indispensável para o entendimento sem o qual estes problemas de sobrevivência não têm solução.
Já não são as mezinhas de outrora que podem curar as doenças de uma civilização enviesada, mas uma reflexão profunda que, finalmente, nos faça compreender o mundo em que vivemos. Há que avaliar as consequências de cada atitude que tomamos mas, sobretudo, há que reconhecer os problemas causados pelas más decisões tomadas se é nossa vontade evitar o desastre a que este caminho que trilhamos nos conduz!


Sem comentários:

Enviar um comentário