ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ECOS DO ORIENTE EXPLORADO

Há muito que o Ocidente se quis livrar do trabalho pesado de fazer as coisas e as deixou para os países orientais menos desenvolvidos as fazerem, em lugares onde a miséria obriga as pessoas a aceitar os trabalhos mais penosos em troca de meia dúzia de tostões.
Foi a mão-de-obra barata que começou por tornar o Oriente tão atractivo para instalar indústrias mão-de-obra intensiva, das quais os “lordes” ocidentais sem reclamar se livraram e as multinacionais aproveitaram para alcançar maiores lucros.
É assim como o que sucede entre nós que nos habituámos a trabalhos menos pesados e melhor remunerados, ou até a não trabalhar, quando está na hora de apanhar a azeitona, de colher as uvas e os morangos, eu sei lá! E acontece que um país de desempregados tem de recorrer a mão-de-obra mais barata, também desta vez de lugares mais a leste, porque não há por cá quem se sujeite à “indignidade” de tais trabalhos. Temos doutores, investigadores, cientistas e outros privilegiados, mas não temos quem faça os trabalhos indignos de um povo de pobretanas. Esse fica para romeno ou búlgaro fazer, tal como fica para outros ainda mais a oriente fazerem o que a nossa “elevada” consciência cívica não permitiria que alguém fizesse por aqui. São trabalhos perigosos que resultam de procedimentos, de técnicas e de condições que constituem um total desrespeito pela dignidade humana.
Aproveitam-se disso as grandes multinacionais que maiores lucros conseguem e aproveita-se, também, cada um de nós que nos preços mais baixos que paga se não preocupa com o sofrimento causado em muitos para os conseguir.
Mas a transferência de indústrias para o Oriente, para aproveitar os seus ridículos custos de mão-de-obra, também lucra de outros modos que, por aqui, não seriam consentidos.
Num documentário que vi sobre a indústria têxtil na China, na Índia e no Bangladesh, onde as grandes marcas mandam fazer os seus produtos, dei-me conta de atrocidades inimagináveis contra a Vida Humana e contra o Ambiente, em processos de produção que utilizam produtos de elevada periculosidade que roubam a saúde às pessoas, poluem terras que tornam estéreis e tornam os meios hídricos perigosos de aproveitar.
À mão-de-obra escrava se juntam processos industriais baratos e perigosos para quem trabalha mas também para quem usa as roupas deles resultantes. Riscos que vão das simples alergias a doenças graves, são o resultado de uma atitude que, como tantas outras, está a tornar este mundo num inferno que, espero, não dure muito mais tempo. Se não for pelo despertar das consciências que a ganância adormeceu, sê-lo-á, por certo, pelas consequências que tanta inconsciência provoca.
Seja como for, um dia o mundo se dará conta da tragédia que é esta “economia” que, a um tempo, estraga a vida e o ambiente de que necessita para existir.


Sem comentários:

Enviar um comentário