ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A RIFA

Como, por vezes, acontece, ouvi parte de mais um daqueles programas de antena aberta em que cada um diz o que entender sobre um tema que é proposto. E lá aparecem os falsos moralistas puxando ao sentimento, os que falam das ideias que têm, os que debitam as ideias de outros de quem fazem seus mentores, as cassetes e chavões do costume e, também, os que se julgam os donos da razão, com ideias que são as melhores de todas, mas que o governo não quis aproveitar.
Destes últimos invejo a confiança com que avançam nas soluções, sobretudo porque me lembro de, na minha vida profissional, sempre colocar a dúvida à frente da certeza que, a bem dizer, acabava por nunca ter em absoluto, admitindo sempre que pudesse haver uma solução melhor do que aquela que encontrei! Dos demais, lamento que os que revelam ter ideias próprias sejam tão poucos em relação aos “papagaios”. E não critico as ideias que tenham, quer me pareçam boas ou más. Simplesmente me sinto feliz por haver alguém que tem ideias próprias.
Hoje o tema foi a “rifa” que o Governo vai fazer entre os que peçam facturas com o número de contribuinte, integrada no seu programa de luta contra o mercado paralelo que tanto nos lesa a todos. Sabendo que este constitui uma parte muito significativa de toda a actividade económica, é fácil intuir quanto aliviados poderíamos ser de impostos se todo o comércio fosse feito em conformidade com a lei. Por isso, só haverá que louvar o que for feito para o combater, no que, sem dúvida, o Governo estará a tentar fazer o seu melhor.
Quanto a todos nós, é um dever de cidadania o empenhamento nesta luta porque, obviamente, não pode o governo ser bem sucedido sem a nossa participação.
Se o prémio da “rifa” deveria ser um carro topo de gama ou outra coisa qualquer, deve ter sido bastante pensado e aceito a decisão tomada, ainda que a minha preferência fosse outra. Só não sei é o que farei ao carro se me sair, porque tenho o carro que quero.
Não será, pois, pelo carro que peço que seja colocado o número de contribuinte nas facturas do que pago, mas porque entendo ser meu dever participar na luta por um melhor Estado, contra os que me fazem pagar mais impostos do que pagaria se eles pagassem os seus também!


Sem comentários:

Enviar um comentário