ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A SEMÂNTICA DO MEDO


Refundar, reformar, revisitar, são termos que nos últimos dias se tornaram moda e servem para construir discursos imensos sem conteúdo nem sentido, alimentam discussões de que não nasce luz alguma e, por fim, nos distraem das verdadeiras preocupações que este momento penoso a cada momento nos dá.
Tudo parece apostado em atear, ainda mais, uma fogueira de labaredas já bem altas, em fazer das dificuldades uma desgraça maior, de meias verdades a verdade toda, de pormenores a questão principal e de “razões” sem sentido a justificação de que alguns carecem para fazerem o seu jogo, apoiados pelos incautos que vão enganando.
Nesta batalha semântica com que se perde o tempo que em outras reflexões melhor se aproveitaria, vamos escamoteando a verdadeira questão que é a de termos uma Constituição que impõe ao Estado a concessão de direitos que não pode suportar com os rendimentos que tem.
Todos sabemos que a que foi considerada “a Constituição mais avançada do mundo” é, vezes sem conta, iludida, em muito do que se faz desrespeitada e não garante o único direito ao qual, sem custos impossíveis, todos deveríamos ter direito: a verdade.
A refundação do acordo com a Troika, do Estado, a sua reforma ou revisitação – chamem-lhe o que quiserem – não passa de um modo encapotado de afirmar a necessidade urgente de definir, em face de uma realidade que bem se conhece, as funções do Estado.
É inaceitável a falta de coragem de políticos que disfarçam, em palavras de circunstância, a sua incapacidade para dizer ao povo o que, na verdade, se passa.
Já não estamos em tempo de ilusões que leva uns a persistir em equívocos que a História já desfez, outros a falar em novas revoluções em que, desta vez, o vermelho já não seria o dos cravos e outros, ainda, a preverem a guerras na Europa como se uma guerra do tempo presente se assemelhasse às “brincadeiras” que, ao pé dela, quaisquer outras pareceriam.
A própria democracia parece perder o sentido quando, perante os graves riscos que corremos, permite que seja semeado o pânico que tantos vómitos discursivos fomentam e do qual podem resultar actos de desespero fatais.
Em vez de tudo isto, seria necessária a coragem bastante para reconhecer a mais do que urgente necessidade de profundas reformas, incluindo a revisão constitucional, sem as quais tudo continuará a piorar.
Em vez disso, porém, persistimos no tão português “encanar a perna à rã” que só nos pode tornar mais infelizes, ainda!

Sem comentários:

Enviar um comentário