ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O MILAGRE DA CARTA ABERTA!



A notícia do dia deve ser que “Uma carta aberta de 78 personalidades foi entregue hoje ao primeiro-ministro e ao Presidente da República. Entre os signatários contam-se Mário Soares, Eduardo Lourenço, Manuela Morgado, Siza Vieira, Lídia Jorge, Pires Veloso, Carvalho da Silva, Daniel Oliveira e Vitor Ramalho”.
Em primeiro lugar não sei qual é a proposta alternativa destas “personalidades” à política de austeridade que, necessariamente, se segue ao regabofe que levou o país de uma carência de cerca de 700.000 habitações a um excesso idêntico e de uns poucos quilómetros de auto-estradas a um notável 4º lugar no “ranking” dos países com melhores infra-estruturas rodoviárias!
Parece-me que esta carta teria razão de ser depois de ser demonstrado haver uma alternativa que não cause maiores danos ainda. Mas essa demonstração eu não conheço.
Sabido que é que a “construção civil” foi, ao longo destes anos de “prosperidade”, de longe o maior empregador de mão de obra do país que agora tem excesso de edifícios e de auto-estradas, o que tira razão de ser à continuação do crescimento, seria sensato continuar com uma política de estupidez que ainda mais nos enterraria? Não será preferível transferir a nossa capacidade produtiva para bens de maior valor acrescentado e susceptíveis de reduzirem os desequilíbrios que uma política de falso progresso causou? Não é inevitável, antes, equilibrar os gastos e os proveitos para, depois, se adoptar uma política de autêntico progresso?
E poderíamos falar, também, de diversas outras coisas tão pouco razoáveis como aquelas que antes mencionei, sobretudo o excessivo “nível de vida” que o país e que muitos de nós se permitiram ter, bem acima dos rendimentos seguros, como poderíamos falar da permissividade que tantos desmandos, desperdícios e actos de corrupção deixou acontecer.
Só posso desejar boa sorte aos “notáveis” que propõem uma mudança que não dizem qual será nem como será conseguida, mas ficarei á espera do milagre de que um novo governo será capaz porque, sem dúvida, me sentirei menos prejudicado nos cortes que a minha pensão tem sofrido. Poderei, quem sabe, vê-los repostos e compensados, o que me daria muito jeito.
Mas poderão estas personalidades ficar certas da responsabilidade que assumem nesta sua carta aberta que pode levar um povo em situação de pesados sacrifícios a pensar que uma outra via qualquer seria o céu em vez deste inferno em que estamos e do qual não sairemos se não pagarmos as dívidas que fizemos.
Aproveito para pedir às “personalidades” que exijam a avaliação das culpas dos que, por mal gerirem o que é de todos, nos colocaram em tamanhas dificuldades. Façam isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário