ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DUAS MÁS NOTÍCIAS

(Foto JN)

Dentre as notícias de hoje, duas me chamaram particularmente a atenção.
Uma delas, sobre os resultados do censo 2011, diz que diminuiu a população jovem em Portugal, sendo agora menos de 15% do total, enquanto a população idosa aumentou para cerca de 20%.
Os resultados desta realidade são temíveis e podem criar uma situação de solidariedade social impossível num futuro não muito distante.
Sendo esta situação uma consequência do modo de vida que já nos conduziu a esta situação que alguns países ainda disfarçam mas que tende a tornar-se generalizadamente grave, é mais uma prova de ser um autêntico suicídio continuar por esta via consumista e de crescimento económico contínuo e acelerado, da qual resultará uma população desequilibrada e incapaz de manter uma qualidade de vida satisfatória.
Por outro lado, a segunda má notícia dá conta de se ter atingido um novo pico na emissão de gases de estufa para a atmosfera, o que mais agravará os efeitos da actividade económica intensiva na degradação ambiental.
Ainda que a primeira destas notícias se refira apenas a Portugal, a verdade é que retrata uma situação idêntica à dos demais países do chamado mundo desenvolvido, em alguns dos quais se verificam condições de evolução ainda mais pessimistas, como é, por exemplo, o caso da Alemanha.
Quanto aos gases de estufa, os seus efeitos não têm fronteiras a afectarão por igual todos os países, quer os produzam ou não.
Não vejo discutir estas questões ambientais quando se fala do futuro da economia mundial, como tampouco vejo referidos os efeitos das distorções demográficas que resultam deste modo de vida que levamos. Tomam-se estes factos como inevitáveis e, de um modo absolutamente patético, vejo procurar soluções que os aceitem! O que muito me preocupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário