ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 4 de novembro de 2012

DEMAGOGIA PAROLA

Demagogia é também isto, a forma de dizer certas coisas de um modo que as faz parecerem tão evidentes que nem sequer precisamos de pensar para as tomar como certas!
É uma técnica que os políticos dominam muito bem para convencer os seus apaniguados que, para além de “alimento da alma” também precisam de “argumentos” inatacáveis para deles se servirem com êxito nas discussões nas suas rodas de amigos.
Há por aí uns pensadores especializados em dizer coisas dessas que nos tocam bem fundo e, de tão credíveis que parecem, realçam de tal modo as fatalidades das quais não podemos livrar-nos que nem tempo nos deixam para reflectir.
Até mesmo figuras célebres das letras caem nesta tentação e, deste modo, aparecem frases que quase se tornam imortais!
Acabei de ler no face book qualquer coisa que alguém ali colocou como se de um pensamento profundo de tratasse, daqueles que vale a pena partilhar com toda a gente, sem lhe acrescentar qualquer comentário.
Dizia, mais ou menos, assim, “o drama dos países pobres é que só produzem ricos”.
Pode ser e é uma constatação que retrata uma certa realidade que, contudo, não é a mais importante de realçar.
Eu confrontaria aquela afirmação com uma outra que, sem ser liminarmente aceite como aquela, poderia identificar melhor o problema desses países mas... daria que pensar: Porque será que nos países pobres há tantos ricos”?
Cada um que julga pertencer a um país pobre e não pertence ao números dos ricos que ele tem, reflita um pouco e verá que não se trata de nenhuma fatalidade!
Pense, empreenda e trabalhe. E quando lhe pedirem o seu voto, veja a quem o entrega!
Se lho pedirem...

Sem comentários:

Enviar um comentário