ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DESMANTELAR OU SALVAR O ESTADO SOCIAL?


Portugal está numa encruzilhada onde a decisão que tomar decidirá o seu futuro mesmo a curto prazo.
Numa “guerra” dura, quando é natural que todos juntem as suas forças para a ganhar, seria de esperar que o PS se juntasse ao grupo dos que querem salvar Portugal e os seus princípios mais nobres, aqueles onde a solidariedade está presente.
O Estado Social é isso mesmo, a solidariedade através do Estado que é dever de qualquer governo garantir de um modo sustentado e naturalmente justo.
O Estado Social não pode ser bandeira deste ou daquele partido nem tem como “pai” este ou aquele, porque faz parte da tradição portuguesa e do modo de viver que, em maioria, desejamos.
Apesar de ser assim, o PS diz que recusa participar no seu desmantelamento quando, como bem o sabe, do que se trata é de evitar o seu colapso que a situação financeira herdada de um seu governo causará se não houver o cuidado de a sanear em função de um projecto de futuro que é urgente definir com inteligência e de um modo continuado.
É para a definição de um Estado saudável que possa suportar, sem sacrifícios excessivos, os serviços e as funções próprias de um Estado Social que o governo solicitou a participação do PS que, por todas as razões, não encontrará forma para justificar uma recusa.
Ainda que Seguro se afadigue em discursos populistas e inflamados que pretendem fazer crer que só o PS poderá evitar as desgraças das quais os delírios de grandeza de governos seus foram a causa maior, a ninguém passará despercebido este papel do lobo que se quer fazer passar por cordeirinho! É política de baixo nível, mesmo, à qual Portugal não se pode sujeitar sem gravíssimos riscos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário