ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA


Jamais pensei que a pobreza pudesse ser erradicada pela caridade, as irmãs gémeas que não podem existir uma sem a outra.
Já o sabiam há muito os orientais de outros tempos que num dito milenar recomendam que “se vires um homem com fome não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar”.
Mas este dia internacional para erradicação da pobreza não me parece mais do que o contrário do que pela pobreza se deveria fazer, o que é natural num mundo onde as maiores perplexidades existem numa realidade onde o cinismo impera e o egoísmo de alguns é o padecimento de muitos.
De nada valem palavras quando a própria realidade é pródiga em situações inexplicáveis, como se conclui de informação corrente.
Em Portugal, quarenta anos depois da instituição de um regime democrático que a Constituição desejou tendencialmente socialista, depois de uma revolução que punha fim à exploração proletária, aumentou o número de pobres que, para além disso, ganham agora menos do que ganhavam em 1974!
Angola, terra onde abundam petróleo e diamantes e onde, por isso, há centos de mega-milionários dispostos a comprar quase meio mundo, está na lista dos 10 países mais pobres!
Moçambique onde se descobriu que existem as maiores reservas de gás natural do mundo, quase encabeça a lista dos países onde a pobreza é maior!
E que dizer da China, da India ou do Bangladesh onde os pobres são explorados sem comiseração, expostos aos mais tenebrosos perigos e abandonados na sua débil condição física para que os “generosos” ocidentais possam comprar barato o que eles produzem à custa de muita dor?
Erradicar a pobreza? Mas qual pobreza?


NOTA: Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, 18% dos portugueses são pobres. De acordo com esta organização, o número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros.


Sem comentários:

Enviar um comentário