ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 26 de outubro de 2014

MAQUIAVELISMO À PORTUGUESA


Tal como a grande maioria dos portugueses vivo preocupado com o futuro. Não tanto por mim como por aqueles que, por mim, por aqui vão andar muito mais tempo e também por aqueles a quem deveríamos ter preparado um futuro melhor mas só deixamos dívidas e problemas por resolver. Problemas que, no dia a dia, se vão agravando.
Pensamos que será com simples mudanças avulsas que as coisas se resolvem, com num maquiavelismo qualquer ou até anti-maquiavelismo porque Maquiavel arranjou um príncipe para o qual o principado se inventaria depois e nós, numa novidade própria do “desenrascanço” em que somos hábeis, inventámos um príncipe para um já existente principado, há anos em banho-maria.
Um príncipe que, naturalmente, não será para fazer o que quiser mas o que o principado lhe impuser! E isso facilmente podemos imaginar o que seja.
E o que faz o príncipe? O que, normalmente, os príncipes fazem. Tentam fundar os seus méritos nos possíveis deméritos de outros, nos que houver e nos que, convenientemente, forem inventados, porque para “ignorantes” basta assim.
É o que faz Costa, para muitos o grande salvador da Pátria, quando não fala dos seus planos, dos seus projectos, do seu programa e apenas critica, infelizmente sem qualidade, o que outros fizeram ou tentaram fazer.
Não será assim que se reconstruirá o país onde parece que tudo se faz de modo estranho, em joguinhos da macaca porque outros não sabem jogar.
E o povo pode ir nisso, e quase de certeza irá como de outras vezes foi, para se arrepender mais tarde.
E cada vez mais as coisas vão ficando piores!
Na figura eu gostaria de ver Costa a mostrar as suas ideias e não a mostrar possíveis erros dos outros.
Mas ideias, onde estão?
Ou será que há interesses demasiadamente impacientes que não aguentam esperar mais? 


Sem comentários:

Enviar um comentário