ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SEMPRE A ETERNA DÚVIDA OU GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA?


Faz ainda poucos dias que, num daqueles programas sobre futebol em que participa o ex-árbitro Jorge Coroado, me dei conta de uma estória digna de ser contada e reflectida. Decerto por isso Coroado a incluiu no livro que escreveu e que outro dos participantes tinha na mão para comentar.
Um dia, no Estádio das Antas, João Pinto, o capitão do FCP, cometeu uma falta grosseira e muito dura sobre um adversário, pela qual foi admoestado com um simples cartão amarelo. O que, inevitavelmente, surpreendeu quase toda a gente para quem o vermelho directo era a sanção mais do que adequada.
Obviamente que houve gente para quem a atitude do árbitro foi digna de louvor.
Não entendeu Jorge Coroado que o fosse porque, dias mais tarde, quando se encontrou algures com esse colega, lhe fez um reparo sobre a brandura daquele amarelo em caso de tamanha violência. Obteve por resposta um seco “estás doido, eu ia expulsar, nas Antas, o capitão da equipa do porto?”
Não é fácil descortinar o que estará por detrás desta resposta tão peremptória, se um simples medo da reacção dos delicados adeptos portistas se outra coisa qualquer que, igualmente, era para ele motivo para não respeitar as leis das quais, como juiz, era seu dever cuidar.
Se a estória se ficasse por aqui, já seria digna de destaque ainda que todos estejamos muito habituados ao que com a arbitragem se passava, ou passa ainda sei lá, como umas certas gravações de conversas telefónicas, sem qualquer dúvida, revelaram, gerando uma situação de perdão deveras inacreditável.
O caso lembra-me, até, uma anedota antiga de alguém que decide alertar um amigo para o que se passava e só ele não via. Informou-o e levou-o a um local de onde podia ver a mulher e o seu “amigo” entrarem na unidade hoteleira e, até, entrarem no quarto onde, sempre em dias certos, tinham a sua orgia a dois.
Puseram-se à vontade e, depois, fecharam a janela!
Foi o bastante para o “enganado” se sentir na dúvida…
Mas a estória de Coroado vai mais longe ao informar que esse agora ex-árbitro tem funções de informador dos desempenhos dos árbitros, as quais todos sabemos como são controladas !!!
Não há dúvida que a corrupção no futebol português é como certos répteis que se refazem por mais amputados que sejam, a menos que, um dia, fiquem sem cabeça!


Sem comentários:

Enviar um comentário