ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MAIS UM PARA O CAMINHO OU RESPEITE A VIDA UTILIZANDO O AUTOMÓVEL COM MODERAÇÃO?


“Na hora de agarrar o volante, muitos são os portugueses que não pensam nos riscos, no que diz respeito ao álcool e velocidade. Um estudo divulgado pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) concluiu que 26% dos condutores admite conduzir com uma taxa de álcool acima do permitido”.
Assim noticia o Jornal de Notícias uma situação de grande perigo potencial porque é causa de mais de 85% dos acidentes nas estradas portuguesas, o que me leva a crer que aquela percentagem de condutores que admitiram conduzir sob o efeito do álcool deve ser bem superior à declarada.
Bem sei que os automóveis, ainda que não indispensáveis à vida que apenas tornam mais apressada, são quase o núcleo central de uma economia que dificilmente sobreviveria sem eles. Por isso talvez se facilite um pouco a concessão da licença de condução a novos condutores para que as pesadas taxas sobre veículos e combustíveis possam ser cobradas.
Nota-se, aliás, a preocupação dos economistas quando a venda de veículos decai, porque é uma prova inequívoca de que a economia está a regredir e uma enorme parte dela se encontra a sentir os efeitos da redução.
É extraordinária a parte da economia que gira em torno dos veículos automóveis. Excessiva quanto a mim porque consome recursos que, se aplicados devidamente, tornariam mais feliz a nossa vida e, sobretudo, a vida de milhares de milhões de seres humanos que vivem na miséria.
Além de tudo isto, em Portugal, é enorme a sua contribuição para a infelicidade de milhares de famílias que, todos os anos, são afectadas pelos numerosíssimos acidentes nas estradas portuguesas.
Não defendo que se acabe com os automóveis e até tenho o meu que utilizo moderadamente como todos os deveriam fazer e, jamais, sob o efeito do álcool ou em condições inseguras para a condução.
Não basta não beber álcool para a condução ser segura porque, com certeza, na estrada nos vamos cruzar com outros que beberam demais!
Além disso, o uso intensivo das viaturas automóveis prejudica fortemente o ambiente, tanto na qualidade do ar como na disposição descuidada dos resíduos que produz, mesmo sem falar de outras causas anteriores à utilização.
Além de tudo isto, os governos sabem bem que a legislação sobre tráfego automóvel é permissiva demais. Sabem que o respeito pela vida exigiria que fossem tomadas medidas que a economia e tantos interesses instalados não consentem. Por isso... será melhor dizer

RESPEITE A VIDA E USE O AUTOMÓVEL COM MODERAÇÃO


Sem comentários:

Enviar um comentário