ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

AFINAL, DEUS EXISTE?

Tempos houve em que Stephen Hawking, o brilhante físico inglês a quem a tetraplegia não limitou as capacidades intelectuais, fazia de Deus uma referência da qual hoje, pelos vistos, já não sente necessidade para explicar o fenómeno da criação do Universo, dizendo que “a ideia de um criador divino já não é necessária”.
Numa grande entrevista que concedeu ao “el Mundo”, à margem de uma conferência de astrofísicos em Tenerife, Hawking afirma que "no passado, antes de entendermos a Ciência, era lógico acreditar que Deus criou o Universo. Mas agora a Ciência oferece uma explicação mais convincente".
Penso que conheço as razões pelas quais Hawking assim fala mas, ao contrário dele, vejo nas respostas que a Ciência já foi capaz de dar, razões para mil perguntas sobre o que ainda nos não revelou e continuamos a sentir necessidade de saber.
Para justificar anteriores afirmações em que considerava que “se conseguíssemos elaborar uma Teoria de Tudo, conheceríamos a mente de Deus”, Hawking acrescenta agora, “se existisse”. Por isso, confessa-se ateu porque “a religião crê em milagres, mas estes não são compatíveis com a Ciência".
E penso ser aqui que que a grande questão se coloca, porque os milagres, mesmo que raros, acontecem e não são mais do que a prova de estarmos ainda longe de ter respostas para tudo. Por isso, admitir que algo para além do que conhecemos existe é a conclusão mais lógica da nossa ignorância e é, por certo, uma explicação mais convincente do que a pretensão de ser capaz de compreender tudo.
Parece-me a prova de uma mente que se fecha, incapaz de enfrentar os desafios que os novos conhecimentos nos trazem ou convencida de nada haver que não compreenda já, o que seria a estultícia suprema que a Ciência não aceita!
Podemos não ter uma resposta para a pergunta “quem é Deus?”, talvez até nunca a tenhamos, mas que existe algum ser que nos transcende e cuja “mente” é a razão de ser da nossa própria inteligência, é uma verdade que a Ciência também não pode negar. Porque negar essa “mente” seria como que um certificado de óbito à própria Ciência que perderia a sua razão de ser por já não haver mistérios para desvendar.


Sem comentários:

Enviar um comentário