ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

A CHANTAGEM?



Finalmente aparece alguém a dizer que os Estados Unidos (ou será melhor dizer Trump?) não descartam a hipótese de conversações directas com a Coreia do Norte para tentar resolver os diferendos existentes e levaram já à mais preocupante escalada de ameaças de que me lembro.
Francamente não conheço a dimensão desses diferendos pois ninguém fala neles para além das ameaças odiosas que são proferidas.
Os EU, a Coreia do Sul e o Japão dizem que vão reunir-se, decerto para concertar ideias sobre como reagir ao que Kim lhes mandará dizer ou lhes exigirá talvez em troca de se abster de lançar mais mísseis que atravessem os céus do Japão ou de ameaçar os EU com chuva de fogo, sobre as propostas que poderão fazer, antes de recorrerem à via bélica que continua a ser uma hipótese quanto a mim a mais provável.
Depois do poderio militar conseguido, com o qual o “amado líder” se sente com forças bastantes para ameaçar seja quem for no mundo, a Coreia do Norte não abdicará, por certo, da sua atitude beligerante para ver satisfeitas não sei quais exigências que, por certo, apresentará.
E fica-me a ideia do chantagista que, parecendo contentar-se com o que consegue numa primeira vez, sempre volta a carga com novas exigências que reforçados argumentos suportam.
No caso da Coreia do Norte será a aumento do poderio militar, do qual não abdicará, pelo qual se julga com direito a tudo.
Por tudo isto sinto-me pouco confiante nas conversações que aconteçam e desconfiado de uma primeira solução que delas saia.
A Coreia do Norte é uma aberração sem semelhança a qualquer outra no mundo e não creio que haja solução definitiva que não passe pela sua desnuclearização total, porque tal poder não pode estar nas mãos de quem se serve dele para chantagear.

Sem comentários:

Enviar um comentário