ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A PROPÓSITO DO PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA



Ao contrário de Stephen Hawking, eu não digo que já não precisamos de Deus para explicar seja o que for porque a física é capaz de o fazer, dispensando esse “conceito” adicional.
Ainda que os avanços do conhecimento científico que as tecnologias cada vez mais sofisticadas vão facilitando, possam dar a sensação de um poder que permite, mais cedo ou mais tarde, explicar seja o que for, a verdade é que ainda não explicámos nada. Apenas vamos descobrindo mais da “aventura” da Criação ou, quem sabe, da entidade que é, como no dizer de S Tomaz no seu “caminho para Deus”, a razão de ser de todas as coisas, uma descoberta que, porventura, apenas se completará em outra dimensão.
Já vão longe as descobertas que a muitos de nós podem agora parecer simplórias, tão vulgares elas são, como a descoberta da gravidade por Newton, por exemplo, que levou Einstein a meditar sobre o modo como se propagaria essa força que faz com que dois corpos próximos se atraiam com uma intensidade directamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Dessa reflexão e não só, resultou a teoria das “ondas gravitacionais”, ondulações que se propagam a partir da fonte, transportando a energia sob a forma de radiação gravitacional.
Einstein estabeleceu esta teoria, com base na sua intuição científica, em 1915, mas nunca conseguiu verifica-la, chegando mesmo a pensar que tal seria impossível.
Não fazia ideia de que cem anos depois, em 2015, graças à evolução da tecnologia, três cientistas americanos, Rainer Weiss, Barry Barish e Kip Thorne, a comprovassem através da observação, sendo, por isso, galardoados com o Prémio Nobel da Física 2017.
Ao estabelecimento intuitivo de uma teoria segue-se a sua comprovação pela observação. Não me parece haver qualquer tipo de explicação nesta descoberta que, por certo, está já a dar origem a novas teorias e projectos de observação que levarão mais longe o nosso conhecimento sobre o Universo e seus mistérios.
Na Física, a confirmação da existência das ondas gravitacionais é, porventura, o feito mais sonante depois da experiência que permitiu confirmar a existência do “bosão”, através do qual a energia se transforma em matéria em conformidade com a fórmula universal E=Mc2, também de Einstein, que a intuição de Higgs há muito havia detectado.
Então, logo surgiram variadas hipóteses que servem de base a novas teorias, entre as quais a possibilidade da existência de mundos paralelos já que a maior parte da massa formada a partir do Big Bang, não é visível nem, por enquanto, detectável.
E assim, de observação em observação vão-se colocando hipóteses, estabelecendo teorias que ficarão aguardando que, um dia, alguém as confirme ou não, também pela observação a partir da qual um novo ciclo começará.
É por isso que a Ciência terá de se conformar com algo que lhe é superior, uma vontade maior que deu origem ao universo e ditou as suas leis, o que me parece mais conforme com a inteligência do Homem que, decerto, não existe por acaso!
Chamem-lhe Deus ou o que quiserem, mas existe!
Descobrir os seus desígnios é que é mais difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário