ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 14 de outubro de 2017

AS CONSEQUÊNCIAS DA DISTRACÇÃO



“O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou, numa entrevista em Bruxelas a propósito da tensão existente entre os EU e a Coreia do Norte, que "o uso da força militar terá consequências desastrosas, penso que ninguém quer verdadeiramente isso".
Não tenho dúvidas da gravidade da situação que se criaria com o conflito militar que as afirmações tanto de Trump como de Kim Jong-un fazem temer, mas não imagino como será travada uma escalada que cria condições para que as consequências possam ser cada vez piores.
Não me esqueço da promessa de Trump para reforçar a força nuclear americana, assim como não posso deixar de me dar conta do reforço constante do poderio nuclear que a Coreia do Norte está a criar, o que me parece da maior gravidade quando o poder não é escrutinado e um ditador tem poder absoluto.
Por isso eu não preciso, não precisará ninguém, que se fale da gravidade de um conflito militar que parece cada vez mais possível de acontecer, mas sim de que se fale de soluções que não sejam satisfazer as birras do “rapaz dos foguetes” que, mesmo assim, não creio que desista do poder bélico que pretende cada vez maior.
Não se tinha a ideia de que a Coreia do Norte precisaria ainda de dez anos para ter capacidade nuclear significativa?
Pois era um profundo erro, uma cilada em que os americanos são hábeis em cair.
Mas continuamos sem soluções pacíficas pelo que, infelizmente, começo a sentir ser a solução militar cada vez mais provável.
Deixadas chegar as coisas a este ponto, as consequências desastrosas tornam-se praticamente inevitáveis e o melhor será evitar que se tornem mais desastrosas ainda, sendo pertinente perguntar até quando, perante as provocações norte-coreanas, será possível resistir à tentação de lhes corresponder.

Sem comentários:

Enviar um comentário